Site icon Imediato – Jornal Regional

Vinte unidades turísticas de Paços, Penafiel, Paredes e Lousada ganham “Selos de Qualidade”

Selo de Qualidade Rota do Romanico 1 1

A Rota do Românico distinguiu 66 unidades turísticas da região com o seu “Selo de Qualidade”. Vinte das distinções foram atribuídas a estabelecimentos dos concelhos de Paços de Ferreira, Penafiel, Paredes e Lousada.

Nesta quarta fase de “reconhecimento de mérito”, foram escolhidas 20 unidades de alojamento, 30 restaurantes e 16 produtores e comerciantes de produtos locais dos 12 concelhos que integram a Rota.

Contas feitas, Felgueiras foi o que mais “Selos de Qualidade” angariou: 16. Nos concelhos de Paços de Ferreira, Penafiel, Paredes e Lousada, foram atribuídas 20 distinções, a 11 restaurantes, seis alojamentos e três produtos locais.

O concelho de Paredes foi o que mais unidades turísticas viu reconhecidas, com sete “Selos de Qualidade”. Destas, seis foram de restaurantes ( Green, Tasca do S’Zé, Cozinha do Românico, Solar da Brita, Casa do Baixinho e Desgustar e Gostar). Foi também premiado a Casa da Fonte, um alojamento local.

Já os estabelecimentos turísticos do concelho de Lousada somaram seis distinções: dois alojamentos locais (Casas do Souto, Quinta da Tapada), dois restaurantes ( Natura Caffé, Belos Ares) e dois produtores locais: a Confeitaria Mendes e a Sem Igual (vinhos).

Em Paços de Ferreira foram entregues quatro “Selos de Qualidade”, dois em alojamento (Inveja Country House e Quinta dos Jasmins), bem como a dois restaurantes (Casa São Francisco e Churrasqueira do Povo).

Já as unidades turísticas do concelho de Penafiel acumularam três distinções da Rota do Românico, uma atribuída à Quinta de Lordelo (alojamento), uma ao Restaurante Albufeira e outra à cerveja artesanal Fidélis.

Rota do Românico já atribuiu 191 “Selos de Qualidade”

Contudo, este ano, devido à situação pandémica, os 66 “Selos” não serão entregues em cerimónia pública, ao contrário do que se sucedeu nas edições anteriores.

O objetivo do “Selo de Qualidade” é, segundo a Rota do Românico, criar “uma imagem de prestígio e de qualidade do produto e serviço” da região, bem como melhorar a oferta turística da região, “aumentando a sua atratividade e visibilidade e reforçando a cooperação entre os agentes económicos e institucionais, locais e regionais”.

O Comité de Avaliação das candidaturas ao “Selo de Qualidade” é constituído, para além da Rota do Românico, por representantes de dez entidades do meio académico e associativo.

A Rota do Românico atribuiu, até ao momento, 191 “Selos de Qualidade”, em quatro fases de candidaturas. Em 2016, foram entregues os primeiros 84 “Selos”, em dois eventos distintos, tendo atribuído em dezembro de 2018 mais 41 selos.

Exit mobile version