O treinador pacense Vasco Seabra entrou hoje para a história do Estoril-Praia ao conseguir o inédito apuramento da equipa para a final da Taça da Liga. Oitenta anos depois da Taça de Portugal perdida para o Benfica (1943/44) os canarinhos voltam a disputar a final de uma competição nacional.
O Estoril venceu o SL Benfica, por 5-4, no desempate por grandes penalidades, após uma igualdade a um golo no final dos 90 minutos.
Rafik Guitane deu vantagem aos canarinhos, aos 16 minutos, mas Nicolas Otamendi empatou aos 58′ para os encarnados. Os noventa minutos terminaram empatados e passou-se à marcação de penaltis para encontrar o finalista. O Benfica falhou dois dos seis penáltis que dispôs, contra apenas um errado pelo Estoril.
No final, o técnico Vasco Seabra, nascido há quarenta anos em Paços de Ferreira, não escondeu a sua satisfação pelo feito alcançado em Leiria. “”Essencialmente passa-me pela cabeça o orgulho fantástico nestes jogadores. São extraordinários, uma equipa com unidade, caráter grande e que se une nas adversidades. Tivemos um jogo fantástico, em momentos com a estrelinha e noutros a poder ser mais eficazes no momento final. Mas acima de tudo estamos felizes. Vínhamos de um período em que os resultados não estavam a condizer. Os jogadores não se deixam abalar, fomos altamente competitivos e fizemos mais uma vez história.”
Refira-se que a equipa da linha afastou o FC Paços de Ferreira (2-0) na primeira eliminatória da presente edição da competição, ainda com o treinador Álvaro Pacheco no comando da equipa.
Na final de Leiria, marcada para sábado (19h45), o Estoril vai defrontar o SC Braga, que na terça-feira eliminou o Sporting CP (1-0).