Valentim Sousa é o candidato do Partido Social Democrata (PSD) à Assembleia Municipal de Paços de Ferreira nas próximas eleições autárquicas. O ex-presidente da concelhia social-democrata e atual diretor da Escola Secundária de Paços de Ferreira anunciou, esta quarta-feira, que o seu projeto está baseado em três pilares: “dignificação, transparência e digitalização”.
Em conferência de imprensa, o candidato à Assembleia Municipal sublinhou a necessidade de mudança no órgão municipal. “Têm havido alguns problemas no funcionamento da Assembleia Municipal que nos devem preocupar. Todos nós concordamos que a pandemia não pode ser desculpa para retirarmos os direitos cívicos de cidadão e de participação. (…) Também a situação das atas mostram que não temos um processo transparente”, afirmou.
Valentim Sousa afirmou, assim, que o seu grande objetivo é “dignificar a Assembleia Municipal e todos os membros que exercem este serviço público”. De forma a promover “uma maior transparência”, o candidato sugeriu ainda a transmissão daquelas reuniões, de forma a que os munícipes tenham acesso de forma remota.
Para o candidato social-democrata, a digitalização deverá passar ainda pelo próprio funcionamento da Assembleia Municipal, nomeadamente em momentos como a recolha de presenças, atas, deliberações e votações e da criação de um portal próprio para o órgão.
A proximidade entre os eleitos e a população foi também abordada na sessão de apresentação, tendo sido defendida a criação de uma hora de atendimento, de comissões de acompanhamento, uma delas para a Juventude, de um Provedor do Munícipe e a realização de visitas a associações e instituições concelhias para tirar a Assembleia Municipal “das quatro paredes”.
Alexandre Costa, atual presidente da concelhia e candidato à presidência da Câmara Municipal, considerou Valentim Sousa “a pessoa ideal para a liderança de uma Assembleia que tenha um compromisso com os munícipes, que se reja pelo estrito cumprimento das leis, mas que também possa ter um papel diferente e mais ativo”.