Depois de dois anos de pandemia, o Festival de Teatro “Sentir Penafiel” está de regresso.
Ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro, o programa vai contemplar quatro sessões de teatro e um documentário, iniciando-se já no próximo dia 1 de outubro e com final marcado para 10 de dezembro.
Esta é uma iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Penafiel em parceria com o Grupo de Teatro de Novelas, e tem como objetivo dinamizar a arte do teatro através da realização de momentos lúdicos para toda a comunidade do concelho, dando-lhes a oportunidade de assistirem a peças de teatro, de saírem de suas casas para conviver e para usufruírem de momentos de cultura e de lazer.
Além da colaboração do Grupo de Teatro de Novelas, vão participar no evento os grupos de teatro TAV – Teatro do Ave de Vila do Conde, Grupo de Teatro Fórum de Boticas, TEA – Teatro Experimental de Arouca e o Teatro de Balugas.
Como é habitual, esta iniciativa presta homenagem a um artista ligado ao mundo das artes e do espetáculo. Nesta V edição, a atriz Eunice Muñoz vai ser a homenageada. Assim, a 10 de dezembro, data de encerramento vai ser exibido o documentário “Sobre a Vida de Eunice Muñoz”.
O TAV vai abrir o festival, no dia 1 de outubro pelas 21 horas, com a peça “Flagrante Delitro” do Prof. Agostinho Pinho. A 29 de outubro pelas 21 horas sobe ao palco o Grupo de Teatro Fórum de Boticas com “Quem levou teus trinta ramos?” de Raul Brandão e Gil Vicente.
No dia 26 de novembro pelas 21 horas, o TEA vai representar “A Salvação”, uma peça de João Paulo Brandão. A última peça a entrar em cena é “Raposos” de Cândido Sobreiro, que vai ser apresentado pelo Teatro Balugas no dia 3 de dezembro pelas 21 horas.
No dia de encerramento, a 10 de dezembro, vai ser exibido o documentário “Sobre a Vida de Eunice Muñoz”, no cinemax, pelas 21h00.
As peças de teatro vão ser representadas no Recreatório e todas para maiores de seis anos.