Ligue Antes, Salve Vidas é o nome do projeto que a partir da próxima terça-feira estará em vigor na Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS), em Penafiel. O objetivo é reduzir a influência as urgências e a Unidade espera que, em um ano, reduza em cerca de 12% o número de admissões ao serviço de urgência.
Numa conferência de imprensa para explicar a entrada em funcionamento do projeto que será agora implementado nas urgências do Hospital Padre Américo, em Penafiel e, no futuro, será também alargado à unidade de Amarante, Henrique Capelas, Presidente do Conselho de Administração da ULSTS, deu nota de que o serviço de Urgência foi, desde o início, uma das maiores preocupações do Conselho de Administração que lidera e mostrou a sua satisfação por estar a anunciar o arranque de um projeto que “visa minorar a utilização inadequada das urgências e evitar as falsas urgências.
Segundo o presidente, esta dificuldade não é apenas sentida na ULST, sendo um problema transversal a todas as unidades do país. “Em Portugal existem 70 episódios de urgência por 100 habitantes, muito acima dos países da OCDE, cuja média ronda os 30 episódios por 100 habitantes. Mostra que as coisas não estão bem nesta área”, referiu Henrique Capelas, dando ainda nota de que em Portugal, por ano, são registados 6.5 milhões de urgências, sendo 45% destas falsas urgências. “O que significa que três milhões de urgências por ano deveriam ser evitáveis e com toda a justeza elegemos este como um dos nossos objetivos principais, para começar a atacar este problema de raiz”, acrescentou.
O projeto Ligue Antes, Salve Vidas visa reduzir a pressão nas urgências e só vai trazer até as urgências do Hospital doentes referenciados pela linha SNS24. Assim, a partir de terça-feira, dia 22 de outubro, antes de se deslocarem ao Hospital, os utentes devem ligar à linha Saúde 24 que, em função da gravidade da situação, fará o encaminhamento para o Hospital ou para o Centro de Saúde, onde terá consulta assegurada no próprio dia, ou no dia seguinte. O serviço vai funcionar sete dias por semana, 24 horas por dia e foram criadas vagas de consultas nos centros de saúde para garantir consulta. Foram ainda criadas equipas para trabalhar nos centros de saúde que não tinha funcionamento aos fins de semana, concretamente em Cinfães, Lousada, Felgueiras e Penafiel.
“Este projeto vai permitir capacitar o cidadão para o ajudar a fazer uma escolha mais correta do tratamento que deverá ter, incentivá-lo a ligar para o SNS 24 e vai garantir uma resposta mais adequada e em tempo útil, que permita fazer uma gestão mais correta e racional dos serviços de Urgência, que permita que os vermelhos, os laranjas e os amarelos, sejam atendidos em tempo mais adequado”, concluiu Henrique Capelas.
O serviço de Urgência da ULSTS, apresenta já resultados “excelentes”, com 24% dos acessos à urgência são casos em que são atribuídas pulseiras verdes e azuis, mas Carla Freitas, diretora da Urgência, acredita que este projeto trará melhorias significativas ao serviço, prevendo-se uma redução na ordem dos 12% no número de admissões ao serviço de urgência.
Nélson Pereira, Diretor Clínico da ULSTS, apontou o projeto como “estrutural”, sendo “o passo certo” para melhores cuidados, mais disponibilidade e melhor acesso. “Estamos a dar o passo certo, na direção certa, para que as urgências sejam de facto locais onde entram as pessoas que precisam”, referiu, garantindo que “nenhum utente com uma necessidade aguda deixasse de ter uma resposta adequada”. “Ninguém fica pendurado e essa é a mensagem mais importante que gostaria de transmitir relativamente a este projeto, que não há ninguém com uma necessidade em saúde que não veja essa situação suprida”.
Rui Aguiar, Diretor dos Cuidados de Saúde Primários, salientou a importância do projeto numa ULS que enfrenta “desafios próprios da ULS, inerentes à sua estrutura”, já que abarca a junção de três ex-Aces, com uma população de 480 mil pessoas – cerca de 30% dos quais idosos – de 11 concelhos, e com uma estrutura de cuidados de saúde primários composta por 280 médicos de família.
“Queremos prestar mais e melhores cuidados de saúde no sítio adequado. Racionalizámos os meios que já temos ao nosso dispor, que funcionam. Organizámos este serviço para que possa ser feito em tempo útil, proporcionando uma resposta mais eficaz e ajustada no atendimento a situações agudas”, frisou.
Os doentes que se desloquem ao Hospital sem o contacto prévio com a linha Saúde 24, terão ao seu dispôr um telefone, colocado à entrada das urgências, onde poderão fazer a chamada e ter o devido encaminhamento. Nos primeiros tempos do projeto, neste local estarão também profissionais para auxiliar os utentes no esclarecimento de dúvidas.