Armada poderosa: Treinadores de futebol portugueses no Brasil procuram vencer o Brasileirão
Há sete treinadores de futebol portugueses no Brasil, que lideram algumas das maiores equipas canarinhas e que vão disputar o principal campeonato em 2023. Saiba quem são e quais as suas hipóteses de conquistar a glória no Brasileirão
Portugal e o Brasil partilham uma imensa história no futebol, e durante vários anos foi frequente ver treinadores brasileiros a comandar equipas do nosso país. Mas recentemente esta tendência inverteu-se, e hoje em dia são os treinadores de futebol portugueses no Brasil que fazem história. E, apenas a uns dias do arranque de mais uma edição do Brasileirão, os Palpites e Odds para a vitória de uma equipa treinada por um lusitano no principal campeonato canarinho não param de crescer.
De momento há sete treinadores de futebol portugueses no Brasil que vão em busca do triunfo no campeonato nacional. E apesar de nem todos surgirem com as mesmas hipóteses de conquistar a liga brasileira, é grande a probabilidade de ver no final do ano um português dançar o samba da vitória no Brasileirão…
Abel Ferreira e Vítor Pereira à frente dos clubes mais históricos
É curioso, e um enorme motivo de orgulho, verificar que os dois clubes com mais títulos nacionais brasileiros são de momento liderados por portugueses. O Palmeiras, de Abel Ferreira, vai defender o título conseguido na última temporada e procurar, assim, distanciar-se ainda mais do Flamengo de Vítor Pereira como a equipa brasileira mais triunfante. De momento o Verdão tem 11 campeonatos nas vitrines, enquanto o Mengão conta com sete troféus. Será que os treinadores portugueses no Brasileirão vão conseguir aumentar a lista de títulos destas formações?
Luis Castro, Renato Paiva e António Oliveira tentam voltar aos títulos
Há mais três treinadores de futebol portugueses no Brasil que lideram equipas que já conquistaram o campeonato do país. Luís Castro, que saboreou a conquista de títulos com a vitória do Porto B na Segunda Liga, tenta devolver o prestígio ao Botafogo. Renato Paiva e António Oliveira (ambos ex-treinadores da equipa B do Benfica) vão em busca de novas conquistas para o Bahia e para o Coritiba, respetivamente.
Ivo Vieira e Pedro Caixinha tentam a fuga à despromoção
Há apenas dois treinadores de futebol portugueses no Brasil que lideram equipas que nunca conquistaram o campeonato. Um deles é Ivo Vieira, o mais recente emigrante português no Brasil, que tem um desafio interessante na liderança do Cuiabá, equipa do Mato Grosso que é apenas uma das quatro formações que nunca foi despromovida do Brasileirão (apesar de ter ficado logo acima da linha de água no ano passado).
Já Pedro Caixinha, depois das aventuras pela Escócia, Qatar, Arábia Saudita e México, faz agora a sua estreia em terras de Vera Cruz na liderança dos paulistanos do RB Bragantino, equipa com ligações à famosa marca de bebidas energéticas Red Bull. E o português terá a missão de trazer de volta o bom futebol da época de 2021, em que o Bragantino foi sexto e se apurou pela primeira vez para a Libertadores, apagando assim a má memória da última temporada em que a equipa de São Paulo ficou no 14º posto e bem próxima dos lugares de despromoção).
Será que este ano os treinadores de futebol portugueses no Brasil vão brilhar no campeonato nacional do país? Talento e qualidade não lhes faltam, por isso agora é só esperar até maio, data de arranque do Brasileirão, para saber se, na sucessão do feito alcançado por Abel Ferreira em 2022, o treinador campeão do Brasil será novamente um português.