Site icon Imediato – Jornal Regional

Tradição secular das Endoenças volta a cumprir-se em Entre-os-Rios

Endoencas

Centenas de pessoas participaram na procissão das Endoenças, cumprindo uma tradição secular que ilumina com 50 mil velas as margens dos rios Tâmega e Sousa, unindo os concelhos de Penafiel e Marco de Canavezes.

A tradição é secular e voltou a cumprir-se na noite desta quinta-feira Santa em Entre-os-Rios, numa clara manifestação de fé. Centenas de pessoas percorrem as ruas que ligam Marco de Canavezes e Penafiel, cumprindo as suas promessas, numa procissão que terminou junto à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde teve lugar “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores. Hoje, a procissão do Enterro do Senhor cumpre o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.

Segundo Pedro Cepeda, vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, este é um momento que une “a fé com o património, com a herança cultural nas belas margens do rio Tâmega e do rio Douro”. Para o município, esta iniciativa, uma das maiores manifestações religiosas do tempo pascal, assume particular importância, na medida em que envolve a comunidade local na sua concretização, preservando-se assim “uma herança cultural”.

Também Isabel Guedes, presidente a Junta de Freguesia de Eja, destaca a importância da comunidade na realização do evento, mas também o facto de as Endoenças serem já um marco no calendário religioso do concelho, atraindo milhares de pessoas, “não só pela fé, mas também para apreciarem a beleza destas margens”.

 

Exit mobile version