sao martinho1 1

Depois de um ano de interregno, devido à pandemia provocada pela covid-19, a tradicional Feira de São Martinho penafidelense – uma das maiores feiras comerciais do distrito do Porto que acolhe, anualmente, milhares de visitantes – está de volta. De 10 a 21 de novembro, a cidade vai encher-se com a habitual exposição de vários produtos, gastronomia da região, mostras de gado e artesanato, magustos, provas do vinho de São Martinho, carrosséis e animação musical.

A tenda gastronómica, localizada na Quinta de Puços (junto ao Largo da Ajuda), vai ser aberta ao público a partir das 10h00, de dia 10 de novembro. Neste espaço, os visitantes poderão degustar a gastronomia típica da região e realizar as provas do vinho de São Martinho nos vários restaurantes presentes. As canecas têm de ser adquiridas como habitual. O horário de funcionamento será das 10h00 às 00h00, exceto nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro, que funcionará entre as 11h30 e as 23h00.

Ainda no Largo de Puços, vão realizar-se, nos dias 11, 14 e 21, pelas 17h00, os tradicionais magustos de São Martinho, onde a castanha é a rainha.

Por sua vez, a mostra e venda de artesanato vai ter lugar no Largo da Igreja da Misericórdia, a partir de dia 10 e até dia 21, entre as 10h00 e as 20h00, sendo que, de 15 a 19 de novembro, funcionará excecionalmente apenas entre as 14h00 e as 20h00.

Enquadrado no programa, o Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel recebe, nos dias 10 e 11, a mostra e venda de gado bovino, e nos dias 12, 13 e 14, o encontro de motociclistas, este ano denominado como Rota Motard de São Martinho, organizada pelo Moto Clube Vale do Sousa, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.

No feriado municipal – 11 de novembro – o destaque vai para a Eucaristia Solene em honra de S. Martinho, que decorrerá às 10h00, na Igreja Matriz, seguida da Procissão com andor do São Martinho (11h00).

Por fim, nos dias 14 e 21, o desfile etnográfico dos Ranchos Folclóricos do Concelho percorrerá e animará a cidade de Penafiel, da Praça da Escritaria até ao Largo da Ajuda, a partir das 15h00.

A organização apela ao cumprimento das orientações dadas pelas Autoridades de Saúde, relativamente ao uso da máscara, ao distanciamento social e à desinfeção das mãos.

 

 

 

 

 

 

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *