WhatsApp Image 2023 02 17 at 14.45.48 1

Com o aumento da temperatura do ar e o tempo mais seco já se despoletaram alguns focos de incêndio na região. Esta tarde na zona de Santa Marinha em Penamaior, Paços de Ferreira deflagrou um incêndio florestal.

O incêndio foi combatido por 18 operacionais apoiados por cinco viaturas dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira.

Também esta tarde, em Penamaior, um incêndio deflagrou no silo de uma fábrica de mobiliário. O alerta foi dado pelas 14:28 horas, no local estiveram 11 bombeiros apoiados por três viaturas. O incêndio foi extinto e não afetou as instalações da fábrica.

 

Verão de 2023 será “mais exigente”

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, já afirmou que o verão de 2023 será “mais exigente” que o de 2022 no que toca ao combate aos incêndios florestais. Dados europeus indicam que o alto risco de incendio vai continuar a acentuar-se.

José Luís Carneiro anunciou 122 milhões de euros de fundos europeus para apoiar bombeiros e autarquias na aquisição de equipamentos e infraestruturas, para combater ou enfrentar riscos naturais de incendio

O ministro da Administração Interna apelou, numa reunião com os autarcas da região norte, à população vem como às autarquias e às entidades responsáveis pelo socorro e pelo combate aos incêndios ao “esforço coletivo”. José Luís Carneiro relembrou ainda a importância da realização de limpezas preventivas e da gestão de combustíveis.

Esta semana, no concelho de Paços de Ferreira, os Sapadores Florestais procederam aos trabalhos de silvicultura preventiva, com a limpeza de terrenos. Estes trabalhos desenvolveram-se em caminhos florestais na freguesia de Sanfins de Ferreira, que tem um papel central nas diferentes vertentes da defesa contra incêndios. Os Sapadores Florestais procederam “à eliminação de toda a vegetação espontânea, diminuindo assim o risco de deflagração e de propagação de incêndios, ao mesmo tempo que facilita o seu combate e permite o acesso e circulação de viaturas de combate a incêndios rurais”.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *