Site icon Imediato – Jornal Regional

Semana Gastronómica do Capão à Freamunde termina com atribuição de prémios aos melhores restaurantes

IMG 3961

O primeiro e segundo classificados do concurso

A XIX Semana Gastronómica do Capão à Freamunde culminou esta quinta-feira com um Jantar de Gala durante o qual foram conhecidos os vencedores do Concurso Gastronómico Capão à Freamunde. O primeiro prémio foi conquistado pelo Restaurante Aidê. Em segundo lugar ficou o estreante Restaurante Garrafeira Monte do Campelo e o terceiro lugar foi atribuído ao Restaurante A Presa.

A concurso estiveram oito estabelecimentos de restauração e perante mais de duas centenas de pessoas, que se juntaram ao Jantar de Gala que encerra a Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, foram conhecidos os vencedores, assim como empossadas as novas embaixadoras do capão à Freamunde, este ano todas mulheres, em homenagem às conquistas femininas de Abril, no ano em que se celebram 50 anos da revolução.

Na cerimónia, Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira recordou o caminho que o Capão à Freamunde fez, até à atribuição, em 2015, do selo IGP (Indicação Geográfica Protegida), agradecendo a todos aqueles que contribuíram para promover o capão à Freamunde, em especial ao gastrónomo Fernando Melo, “pela paixão, interesse, dedicação e garra que colocou na promoção deste ex-libris do concelho de Paços de Ferreira e da cidade de Freamunde. “Ele sabia que existia no capão à Freamunde um tesouro que era preciso promover, divulgar, profundar, refletir e levar bem mais longe”, referiu.

Para o autarca, importante também neste caminho foi a democratização do acesso ao Jantar de Gala, desde 2013, permitindo a todos aqueles que assim o desejarem, marcar presença no evento, assim como o apoio que foi dado para a certificação da marca, a conquista do IGP. “E este trabalho também deve ser relembrado e agradecido, porque a comunidade é mais importante que as pessoas”.

Falando da criação da Sala de Abate para o capão, Humberto Brito deu nota de que a autarquia aprovou, em reunião de Câmara, a atribuição de um subsídio para a concretização deste projeto. “Aqui estamos a dizer sim ao processo de evolução do Capão à Freamunde”, assegurou, garantindo que é esta postura de apoio que pretendem manter, porque “o Capão à Freamunde é de todos”, concluiu.

Arménio Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Freamunde destacou a importância do Capão à Freamunde na identidade da comunidade local, que coloca a cidade de Freamunde “como uma referência de excelência na culinária em Portugal”.

O autarca de freguesia agradeceu à Associação de Criadores de Capão, à Associação Juvenil ao Futuro, aos criadores assim como aos embaixadores, pelo empenho que colocam na promoção desta iguaria e na sua proteção. “Nunca como agora foi feita uma aposta para levar mais longe o capão e este tem atraído cada vez mais forasteiros de todo o país”, referiu, assegurando que têm sido confecionados e comercializados centenas de capões.

Garantindo que a tradição e a modernidade caminham “lado a lado, em perfeita harmonia”, tornando Freamunde um “exemplo de autenticidade e visão”, Arménio Ribeiro referiu que o “capão é o reflexo do nosso compromisso, preservar o passado, enquanto construímos um futuro inovador, sustentável e próspero”, concluiu.

As novas embaixadoras do Capão à Freamunde

 

Os restaurantes aderentes na XIX Semana Gastronómica do Capão à Freamunde
Exit mobile version