A pacense Diana Gomes foi titular na vitória de Portugal esta tarde na Chéquia, por 2-1, que valeu o apuramento para o Europeu 2025, que decorrerá na Suíça.
A equipa nacional jogou o play-off frente à equipa de leste e, após o empate no Estádio do Dragão na passada sexta-feira (1-1), via-se na obrigação de vencer pela primeira vez a Chéquia em jogos oficiais e, logo, na condição de visitante.
O jogo começou da melhor maneira para a equipa nacional, abrindo o marcador por Diana Silva, aos 13 minutos, após cabeceamento que fez a bola desviar numa defensora adversária e enganar a guarda-redes checa.
A equipa da casa reagiu e Svitkova empatou de grande penalidade, aos 36 minutos, pelo que ao intervalo o resultado estava em 1-1.
Na segunda parte Portugal foi assumindo o jogo e Diana Silva voltou a aparecer para decidir a partida. Após livre lateral, a avançada portuguesa adiantou-se à defensiva adversária e bateu de primeira para o 2-1, quando estavam jogados 76 minutos.
No quarto de hora final Portugal soube gerir a preciosa vantagem e Jéssica Silva poderia ter aumentado a vantagem quando surgiu isolada perante a guardiã checa. Não o conseguiu já nos descontos e a felicidade bafejou a seleção nacional logo a seguir, quando um remate adversário levou a bola a bater na trave e junto à linha de golo, gorando-se a grande oportunidade checa para a igualdade.
O jogo terminou logo de seguida, para grande festa da seleção nacional, que mais uma vez estará num grande evento internacional para seleções.
A pacense Diana Gomes fez uma exibição muito segura no lado esquerdo da defensiva portuguesa e ajudou à festa nacional, abrindo portas à sua presença no Europeu, após ter estado no último mundial da categoria.
Seleção Feminina de Portugal garante presença no Europeu

Portugal estará pela terceira vez na fase final do Europeu feminino. FOTO (arquivo D.R.)