A Assembleia da República aprovou uma proposta apresentada pelo Partido Socialista (PS) que visa isentar do pagamento de portagens em várias ex-Scut´s do país. De fora desta proposta ficou a A41 e A42, que servem os concelhos da região do Vale do Sousa.
A proposta dos socialistas foi aprovada no Parlamento com os votos favoráveis do PS e de toda a esquerda e com o apoio do Chega e visa abolir as portagens na A4, A13 e 13-1, A22, A23, A24, A25 e A28 a partir de 1 de Janeiro do próximo ano.
Já a recomendação do PSD e CDS ao Governo para implementar uma redução gradual destas portagens foi rejeitada por PS, Chega e PCP, apesar do voto a favor da IL e a abstenção dos restantes partidos. O PSD ainda desafiou os socialistas a baixarem a proposta à especialidade sem votação, mas não convenceu a oposição.
Esta proposta – que foi aprovada na generalidade, vai agora seguir para o processo de especialidade – tem um custo estimado pelos socialistas de 157 milhões de euros e pelo Governo de 180 milhões em 2025, que deverá ascender aos 1,5 milhões de euros até ao final do prazo das concessões.