A Rota do Românico inaugurou, na segunda-feira, um painel publicitário no Aeroporto do Porto e um vídeo promocional para mostrar o que de melhor há na região. Campanha de promoção internacional pretende bater o recorde de 15 mil visitantes de 2019.
Da Rota para o Porto e do Porto para o mundo. A Rota do Românico inaugurou uma tela gigante no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, resultado de uma parceria com a entidade regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.
O painel, que inclui um sistema de informação em quatro línguas com um guia, mapa e aplicação móvel, faz parte de uma campanha de divulgação internacional da Rota do Românico para trazer ainda mais visitantes estrangeiros aos 12 municípios que incluiu.
“Estes materiais reúnem informação sobre os elementos patrimoniais, mas também, por exemplo, acerca da restauração e do alojamento, para auxiliar o visitante a fazer as suas escolhas”, explicou Rosário Correia Machado, diretora da Rota do Românico, citada em comunicado.
A dirigente realçou que o objetivo da campanha de promoção é “consolidar a Rota, que nos últimos anos tem vindo a crescer em termos de procura”. No ano passado, a Rota do Românico bateu o seu recorde, com mais de 15 mil visitantes registados, oriundos de mais de 20 países. O número não incluiu os que, de forma independente, visitaram os 58 monumentos que a Rota alberga.
O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins afirmou que “a Rota do Românico é um dos projetos mais interessantes e mais ricos da região, e assume-se já como um produto turístico atrativo para os mercados internacionais”.
Para o dirigente, a “utilização desta tela gigante permite apoiar os territórios na sua estratégia de internacionalização, principalmente os que se encontram mais afastados desta importante porta de entrada na Região”.
Já o presidente e da Associação de Municípios do Vale do Sousa e da Rota do Românico, Humberto Brito, considerou que “a Rota é um projeto de referência nacional do ponto de vista da conservação, mas também do turismo, com um património arquitetónico e religioso muito rico e que, por isso, merece ser amplamente divulgado”.
Publicado primeiro vídeo promocional
No mesmo dia em que inaugurou o painel, a Rota do Românico divulgou o primeiro de 14 vídeos publicitários que desenvolveu para divulgar a região e o que de melhor tem.
A entidade referiu que o filme , com um minuto e meio, “revela alguns dos principais motivos de interesse da Rota do Românico e do seu território de influência, incluindo elementos patrimoniais, paisagens, atividades, eventos, gastronomia, alojamento, entre outros recursos turísticos”.
Brevemente também vão ser lançados 12 vídeos promocionais, um para cada município que integra a Rota.