Site icon Imediato – Jornal Regional

Quase 20 anos depois, Lousada volta a acolher o Mundial de Rallycross

Fia

Depois de ter recebido o Campeonato Europeu de Rallycross da FIA de 1991 a 2008 e 17 anos depois, Lousada vai ser palco, nos próximos três anos, desta prova internacional de rallycross. O Circuito Automóvel de Lousada retornará aos holofotes na próxima temporada, ocupando uma vaga no início da temporada no calendário de 2025 da série, num evento que será organizado pelo Clube Automóvel de Lousada (CAL).

Antes da primeira aparição do World RX, o circuito passará pela primeira fase de um programa abrangente de remodelação da Pista da Costilha, recentemente adquirida pelo Município de Lousada. Planeado em duas partes para ser totalmente concluído antes do evento de 2026.

O evento World RX de 2025 em Lousada está provisoriamente programado para ocorrer de 2 a 4 de maio.

Luís Marinho, Presidente do Clube Automóvel de Lousada (CAL), garantiu que “2024 será lembrado em Lousada como um marco histórico no automobilismo. A aquisição pelo Município do terreno ocupado pela pista e zonas limítrofes permitirá a modernização e expansão das instalações, bem como a construção de um novo paddock, e aqui estamos a anunciar que Lousada será novamente palco de eventos internacionais de rallycross. É a realização de um sonho que poucos acreditavam ser possível”.

Segundo Pedro Machado, presidente da Câmara Municipal, “o automobilismo em Lousada tem uma longa história e, com a sua extraordinária capacidade de organizar eventos desportivos, o CAL desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do desporto no Município, trazendo reconhecimento nacional e internacional à pista. O Circuito Automóvel de Lousada tornou-se um marco importante, não apenas como um local de competição, mas como um símbolo de identidade e orgulho para a comunidade”.

Para o auatarca, “depois de o Município ter garantido a aquisição dos terrenos ocupados pela Pista da Costilha e os terrenos envolventes que vão permitir a modernização e ampliação daquele equipamento desportivo, bem como a construção de um novo paddock, o que, por si só, já seria motivo de regozijo, eis que podemos anunciar a realização de um sonho em que poucos acreditavam ser possível: receber novamente em Lousada provas internacionais de Rallycross, depois de um interregno de 17 anos.

Lousada vai receber o Mundial de Rallycross, uma das melhores competições do desporto automóvel, tendo garantido a realização da prova em 2025, 2026 e 2027.

O investimento na ampliação e requalificação do circuito terá duas fases (2025 e 2026). Em 2025 a pista já estará requalificada e parcialmente ampliada, mas ainda será usado o atual paddock. Esta segunda-feira, o CAL e o município apresentaram o projeto aos pilotos lousadenses, para recolher contributos e sugestões, antes de se ultimar o processo de homologação internacional junto da FIA.

“É uma conquista que se deve a muito trabalho e vontade, persistência, profissionalismo e concertação entre o CAL e o Município. Este é o melhor tributo que podíamos prestar ao público aficionado e a Jaime Moura, principal precursor do desporto automóvel em Lousada. O ano de 2025 será o início de uma nova era, muito promissora, que irá inspirar futuras gerações”, concluiu o autarca.

Exit mobile version