O projeto da Linha Ferroviária do Vale do Sousa já integra o Plano Nacional de Investimentos (PNI – 2020/2030) apresentado pelo Governo no passado dia 22 de outubro.
Na secção do Programa de Eletrificação e Reforço da Rede Ferroviária Nacional, é introduzida a “construção da nova Linha Ferroviária do Vale do Sousa”, considerando que é um dos projetos ferroviários que vão permitir uma redução dos gases com efeito de estufa, redução dos tempos de percurso e da sinistralidade.
Protocolo vai ser assinado em dezembro
“É mais um passo decisivo para a construção desta nova linha ferroviária, fundamental para o desenvolvimento de uma região com mais de 500 mil habitantes e milhares de empresas”, considerou a autarquia de Paços de Ferreira em comunicado.
Os autarcas de Paços de Ferreira, Lousada, Paredes, Valongo, Felgueiras reuniram, esta terça-feira de manhã, com o presidente da Direção do Conselho Metropolitano da Área Metropolitana do Porto (AMP), Eduardo Vítor Rodrigues, e o vice-presidente do Conselho de Administração das Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Alberto Fernandes.
Na reunião, realizada por videoconferência, foram aprovados os termos e condições do protocolo “no âmbito dos estudos necessários à construção da futura linha ferroviária do Vale do Sousa” entre a IP, a CIM Tâmega e Sousa, a AMP e as cinco autarquias, “com o objetivo final de implementar uma solução ferroviária para esta região”.
Segundo a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, o documento seguiu para aprovação entre as várias entidades intervenientes e deverá ser assinado em dezembro.