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O Município de Paços de Ferreira foi hoje notificado pela Comissão Europeia, informando que a candidatura do projeto “Vamos Aprender a Nadar”, no âmbito do programa europeu “Erasmus+ Sport Be Active Awards 2024” foi selecionada como umas das 12 finalistas a nível europeu e como uma das três finalistas na categoria da Educação.

Ou seja, o projeto “Vamos Aprender a Nadar”, lançado pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira em setembro de 2022, tem já assegurado um lugar no pódio europeu, tendo em conta que é um dos três finalistas na categoria da Educação, num total de 106 projetos apresentados por vários países membros da União Europeia.

Em comunicado, o município afirma que mais do que o prémio, “que naturalmente muito orgulha a Câmara Municipal e de modo particular o departamento da Educação, este é o resultado da enorme aposta e afetação de meios humanos, materiais e financeiros, na área que é, para a nossa autarquia, a prioridade número do concelho: a educação”.

A cerimónia de entrega de prémios decorrerá no próximo dia 26 de novembro, em Bruxelas, Bélgica.

 

Programa “Vamos aprender a nadar” 

Iniciado em setembro de 2022, o Programa Vamos Aprender a Nadar é um programa inovador, desenvolvido pelo Município de Paços de Ferreira, que pretende viabilizar o ensino de natação de forma completamente gratuita para os alunos concelhios do ensino básico (3º e 4º anos), fora do seu contexto escolar habitual.

Este programa – que abrangeu no último ano letivo mais de 900 crianças – pretende, simultaneamente, dois objetivos determinantes: por um lado, assegurar o desenvolvimento sustentado das habilidades motoras aquáticas associadas à prática desportiva e de prevenção de afogamento que, de acordo com a OMS, continua a ser uma das principais causas de morte entre crianças e jovens até aos 24 anos.

Por outro lado, este projeto permite a promoção de valências físicas, psicológicas e sociais que, sendo inerentes à atividade desportiva, são fulcrais para o desenvolvimento integral da criança e para o seu bem-estar, condição essencial para o rendimento escolar, a curto, médio e longo prazo.

A operacionalização desta medida pressupõe a utilização de consideráveis recursos logísticos, humanos e materiais, acreditando o Município de Paços de Ferreira que as vantagens compensam, inequivocamente, os muito significativos custos associados.

O programa tem registado resultados de aprendizagem extremamente positivos, sendo que, de acordo com a avaliação final da mais recente edição, se assinalou que cerca de 83% do número total de alunos adquiriu as competências aquáticas desejadas durante o projeto, representando assim uma evolução de 75% face à primeira avaliação.

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