Site icon Imediato – Jornal Regional

Projeto europeu liderado por Lousada formou quase 100 líderes associativos em três anos

NG Europe 1

O projeto NGEurope, liderado pela Câmara Municipal de Lousada e co-financiado pelo programa Erasmus+, chegou ao fim depois de três anos de funcionamento. Durante esse período, foram formados quase 100 líderes associativos de cinco países europeus.

De acordo com um comunicado da autarquia lousadense, o projeto envolveu líderes associativos de Portugal, Espanha, Áustria, Irlanda e Grécia e serviu de apoio ou inspiração à criação de pelo menos cinco novas associações de cariz ambiental.

Agora, com o fim do NGEurope, os resultados obtidos ao longo da sua duração e outros recursos foram apresentados numa conferência internacional, estando disponíveis na sua página.

Segundo a Câmara Municipal de Lousada, esta partilha tem o objetivo de “servir de inspiração e guia na criação de novos movimentos cívicos e no apoio e melhoramento dos que já existem”.

Entre os documentos divulgados, é possível consultar o relatório inicial do projeto, que analisa a perceção pública do trabalho e importância das Organizações Não Governamentais (ONG) em toda a Europa, um guia com dicas sobre como receber estagiários e voluntários, o manual de criação de novas coletividades, ou o curso de formação em liderança associativa.

“Estão também disponíveis vídeos pedagógicos e entrevistas com pessoas-chave do setor, bem como um observatório com as ONGs ambientais e sociais de maior impacto nas suas comunidades”, informou a autarquia.

Exit mobile version