Entre os dias 30 de abril e 6 maio a Profisousa organizou um curso de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), que contou com a participação de especialistas em educação de adultos oriundos da Letónia.
O curso “RVCC Methodology – From life competences to certification”, financiado pelo programa Erasmus, contou com a colaboração das equipas técnicas dos Centros Qualifica da Profisousa, Helena Gomes e Isabel Amorim, da EPATV – Escola Profissional Amar a Terra Verde, Francisca Borges e Rosa Vieira, e com a participação de Ana Ferreira e Lídia Castelo-Branco, em representação da ANQEP – Agência Nacional para a Formação e o Ensino Profissional, I.P.
Esta iniciativa reuniu ainda especialistas que fazem parte da história da implementação da educação de adultos em Portugal, Maria do Carmo Gomes, Olívia Santos Silva, José Manuel Castro.
Durante a semana estiveram também incluídas visitas de estudo aos Centros Qualifica da PsiPorto, na Maia, e do MODATEX – Centro de Formação Profissional para a Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios, onde os participantes tiveram oportunidade de contactar diretamente com formandos e com as metodologias de cada uma das entidades. No final, o grupo foi recebido na Fundação AEP, pelo seu diretor executivo, Paulo Dinis, que apresentou o espaço e os projetos desta instituição.
Como forma de enriquecimento pessoal, os formandos participaram ainda em visitas culturais ao Museu Arqueológico e à Citânia de Sanfins, ao Museu do Móvel, em Paços de Ferreira, à cidade berço de Portugal, Guimarães, onde visitaram o Castelo, o Paço dos Duques e o centro histórico, e ainda à cidade do Porto, onde usufruíram de uma city tour e de um cruzeiro no Rio Douro.
O momento final do curso RVCC foi marcado com uma cerimónia de entrega dos certificados de participação que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, da Diretora da Profisousa, Sílvia Azevedo, bem como dos elementos do Centro Qualifica e Projeto Erasmus da Profisousa, Helena Gomes e Jorge Diogo de Oliveira, coordenador responsável dos projetos.
É de realçar que a semana de trabalho proporcionada a esta comitiva de especialistas da Letónia resultou da aposta da Profisousa na internacionalização e dos contactos realizados em abril de 2022. Aquando desta visita a um centro de adultos e a uma universidade sénior em Riga, na Letónia, no âmbito de um projeto Erasmus financiado pela União Europeia, apresentamos a metodologia de RVCC, já implementada há mais de 20 anos em Portugal, mas ainda desconhecida na Letónia, a qual despertou, desde logo, grande interesse.