Um problema no sistema europeu de energia elétrica deixou esta segunda-feira Portugal às escuras e o apagão está a afetar outros países, como Espanha, França e a Bélgica.
Esta situação está a afetar, além da energia, telecomunicações e transportes e a E-Redes, a empresa de distribuição de energia, ainda não tem previsão de quando será possível resolver o problema.
O apagão deixou Portugal sem electricidade cerca das 11h30 da manhã desta segunda-feira, afectando o funcionamento normal de aeroportos, telecomunicações, hospitais, bancos, transportes e outros serviços. Estes problemas não se verificaram nas ilhas.
A REN – Redes Energéticas Nacionais confirmou um corte maciço no abastecimento eléctrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser activados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia. A E-Redes informou que está a trabalhar na reposição da rede de electricidade, em Portugal e em Espanha, mas ainda sem previsão de quando poderá ser restabelecido o normal funcionamento da rede.
Na região, a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa deu nota de que, “tendo em conta a priorização de cuidados prestados aos utentes internados, e dados os constrangimentos provocados pela falha elétrica generalizada”, foram “canceladas todas as visitas aos utente internados, nos hospitais Padre Américo e São Gonçalo, até novas orientações”.
A Câmara Municipal de Paços de Ferreira, reuniu com a Proteção Civil concelhia para preparar “um conjunto de intervenções”, e deu nota de que os serviços da Câmara Municipal já se encontram no terreno a minimizar as consequências desta situação absolutamente imprevista e estranha.
Em Penafiel, a Penafiel Verde, empresa responsável pela gestão da água e saneamento no concelho, informou que na sequência da falha de energia elétrica que afetou Portugal, se prevêem constrangimentos no sistema de abastecimento de água e assegurou que “se encontra a desenvolver todos os esforços no sentido de minimizar as ocorrências. Atendendo a que não existe previsão da retoma da energia elétrica, apela-se à comunidade o uso consciente da água”.
A Câmara Municipal de Paredes deu a seguinte nota de que está a “acompanhar de perto a situação de falta de energia eléctrica e que aconselhamos os munícipes, nesta fase inicial, a fazer os menores consumos de água e combustível”. “O Município de Paredes informa que os equipamentos culturais e desportivos estão encerrados para poupança de recursos nesta fase inicial de falta energia eléctrica. A Câmara Municipal de Paredes está aberta no horário de funcionamento habitual. Apelamos, ainda, à calma e a seguir as indicações das autoridades”, assegurou.