As notícias do encerramento da urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital Padre Américo, em Penafiel, e da hipótese de, nos próximos dias, ser também encerrada a urgência de pediatria, deixaram Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “muito preocupado com o cenário dos cuidados de saúde na região e coloca-se ao lado da população que está naturalmente alarmada”.
“Infelizmente, a crise nas urgências do nosso Hospital já não é de agora. Todos os anos, os relatos são de situações de verdadeiro caos, com a urgência completamente cheia, longos tempos de espera e doentes sem condições”, referiu o autarca, acrescentando que “foi precisamente neste contexto que, há um ano, aquando da tomada de posse do Dr. Fernando Araújo como CEO do SNS, lhe enviei uma carta com pedido de reunião, manifestando o meu interesse e total disponibilidade em colaborar na procura de uma solução urgente”. “Até hoje, momento em que a situação é ainda mais sensível e abrangente, continuo sem resposta. Lamento profundamente que o Governo e o SNS não estejam a ser capazes de chegar a um entendimento com os sindicatos dos médicos. A saúde dos portugueses, que é o nosso bem mais precioso, está em jogo”, lamentou.
Por isso, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel deu nota de que por estar “ao lado da população”, marcará presença numa vigília que vai decorrer esta noite, em frente ao Hospital Padre Américo, em Penafiel.