Cerca de 66% da população portuguesa já tem a vacinação contra a covid-19 completa, apontou na terça-feira a Direção Geral da Saúde (DGS). Este valor está próximo dos 70%, meta definida pelo Governo para permitir o avanço do país para a 2ª fase do plano de “libertação”, que prevê um novo alívio de medidas.
Segundo o relatório de vacinação da DGS, 6.760.777 pessoas têm o processo de vacinação completo (66%). O valor sobe para 76% quando se contabiliza o número de pessoas que têm pelo menos uma dose da vacina administrada.
Estes números significam que o país está a aproximar-se da “linha” dos 70% estabelecida para a entrada do país numa nova fase de “libertação”. À imprensa nacional, o coordenador da task-force da vacinação, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo afirmou que o valor poderá ser atingido ainda “até ao final desta semana”.
Recorde-se das medidas previstas para a segunda fase do plano do Governo:
- Fim da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos ao ar livre;
- Restaurantes, cafés e pastelarias passam ter limite máximo de oito pessoas por grupo no interior e 15 pessoas por grupo em esplanadas;
- Serviços públicos sem marcação prévia;
- Espetáculos culturais com 75% de lotação;
- Eventos (nomeadamente casamentos e batizados) passam a ter limite máximo de 75% da lotação.
Já a terceira e última fase anunciada arrancará quando 85% da população estiver inoculada contra a covid-19, com a reabertura de:
- Restaurantes, cafés e pastelarias sem limite máximo de pessoas por grupo, quer no interior quer em esplanadas;
- Estabelecimentos e equipamentos sem limites de lotação;
- Espetáculos culturais sem limites de lotação
- Eventos (nomeadamente casamentos e batizados) deixam de ter limites de lotação;
- Bares e discotecas reabrem atividade habitual mediante apresentação de Certificado Digital ou de um teste com resultado negativo.