A cidade de Penafiel vai ser o ponto de partida da 8.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés OffRoad vai percorrer o país entre os dias 1 e 4 de outubro, com mais de 300 participantes e três etapas definidas.
Com um percurso total de 1000 quilómetros, a primeira etapa vai arrancar de Penafiel, do Pavilhão de Feiras e Exposições, no dia 2 de outubro (segunda-feira), e termina em Figueira da Foz. Depois, na segunda etapa, os motociclistas vão de Figueira da Foz até Estremoz, sendo que a última etapa arranca de Estremoz e termina em Portimão, no próximo dia 4 de outubro.
Por caminhos de terra e ‘troços de ligação’ em asfalto, o Lés-a-Lés OffRoad pretende proporcionar aos participantes uma grande aventura, cheia de memórias e histórias e que, sobretudo, possam desfrutar em segurança das paisagens maravilhosas por onde vão passar.
Contudo, o evento mototurístico, organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal, e que conta com o apoio do Município de Penafiel, começou já esta sexta-feira, dia 29 de setembro, com a 5.ª campanha de sensibilização “Reflorestar Portugal” – uma iniciativa que tem o objetivo de revitalizar as florestas em território nacional. Neste âmbito, o Parque da Cidade de Penafiel foi palco de muita animação, com a presença de alunos do 1º ciclo do ensino básico e professores, que plantaram amieiros, freixos e tramazeiras e receberam uma pequena explicação sobre as vantagens das espécies autóctones. Esta ação será agora repetida também nas paragens em Figueira da Foz, Estremoz e Portimão.
O Portugal de Lés-a-Lés OffRoad é um acontecimento anual mototurístico que, desde 2015, concilia a resistência física e aventura à vertente turística com o objetivo de cruzar Portugal de extremo a extremo por caminhos de terra, contemplando paisagens e lugares de enorme esplendor. Turismo e aventura num único evento, onde é necessário pôr em prática as técnicas de condução fora de estrada que o todo-o-terreno exige, sem deixar de poder desfrutar da tranquilidade e do ambiente natural inerente ao percurso. Serão 3 etapas de cerca de 300 kms a pontuar para o World Touring Challenge da FIM.