A Câmara Municipal de Penafiel apresentou as linhas mestras das comemorações do 250.º aniversário da cidade, que se assinala em 2020. O programa é “intenso e diversificado” e vai trazer para a rua o momento alto das celebrações – a cerimónia do dia 3 de março –, que poderá contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que já foi pessoalmente convidado.
As comemorações dos 250 anos da cidade de Penafiel, vão decorrer ao longo de todo o ano, com um programa “intenso e diversificado”, e com as vertentes pedagógicas, culturais, de entretenimento e de solenidade.
Para o efeito, foi criada uma imagem da efeméride, que vai acompanhar toda a comunicação e todos os eventos da Câmara Municipal. A esta celebração, serão ainda dedicados todos os eventos que acontecem na cidade, que terão particular importância à data.
“Elaboramos um programa direcionado para toda a comunidade, para todos os públicos, com programas direcionados para os mais jovens, para os mais seniores e para as escolas”, afirmou Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel.
O objetivo é que as comemorações tenham diferentes vertentes. Uma delas será a pedagógica, através de conferências, de um Encontro Científico (denominado “Penafiel Cruzamento de Caminhos no mundo global, que vai contar com a presença de penafidelenses pelo mundo), de apresentações de livros, exposições fotográficas e teatro. Esta vertente do evento, vai ainda envolver a comunidade escolar, através de vistas regulares ao Museu Municipal de Penafiel, ao centro histórico da cidade e de trabalhos que serão desenvolvidos pelos alunos sobre o aniversário da cidade.
Numa vertente mais cultural e de entretenimento, o programa contempla concertos, música, cinema, etnografia.
A solenidade também não foi esquecida e o dia 3 de março, o dia do aniversário, trará a sessão solene até às ruas da cidade e poderão ser presididas por Marcelo Rebelo de Sousa, caso este aceite o convite feito pessoalmente pela autarquia, para presidir à cerimónia. “Queremos um grande envolvimento da comunidade e institucional neste momento solene”, referiu Antonino de Sousa, certo de que vai ser um ano de extrema intensidade em termos de atividades”.
Os eventos marcantes da cidade, caso da Agrival ou do Corpo de Deus vão ter, segundo o edil municipal, em conta a data que se assinala “e sofrerão um refresh para terem o toque do aniversário e das celebrações”.
Para este ano de 2020 em que a cidade de Penafiel celebra os seus 250 anos, Antonino de Sousa afirmou ao Jornal IMEDIATO que o melhor presente de aniversário era “a nossa cidade concretizar alguns sonhos que tem de alguns anos, como é por exemplo um espaço de cultura e criatividade, é continuar nesta senda de crescimento e desenvolvimento, com cada vez mais qualidade de vida para todos os penafidelenses. Por isso não é só um presente de aniversário, são muitos e são presentes pelos quais vamos lutando e, felizmente vão sendo entregues a Penafiel e aos penafidelenses”.