Site icon Imediato – Jornal Regional

Penafiel apresenta “contas do século”, com melhor taxa de execução orçamental “de sempre”

Camara Penafiel

A Assembleia Municipal de Penafiel aprovou, com a abstenção do Partido Socialista, as contas referentes ao ano de 2023 da Câmara Municipal, com números que evidenciam a “boa gestão” do município.

“Números claros e esclarecedores que vão de encontro ao mais recente anuário financeiro dos Municípios Portugueses, que coloca o Município de Penafiel, entre os 308 Municípios, com o oitavo maior investimento per capita de todo o país, nos últimos 10 anos”, refere o município.

Na análise comparativa do quadriénio 2020/2023, destaque para a execução atingida em 2023, com uma taxa de execução global da receita superior a 80%, e uma taxa de execução global da despesa superior a 75%, as maiores taxas verificadas desde 2002, ano em que marcou a implementação do sistema contabilístico das autarquias locais (POCAL).

Também o serviço de dívida a fornecedores continua a baixar drasticamente, apresentando uma diminuição de cerca de 50% face ao ano anterior, “a maior redução da dívida de sempre”.

Os resultados positivos na gestão financeira do Município também merecem destaque na redução dos pagamentos em atraso. A autarquia reduziu os pagamentos em atraso em mais de 4,7 milhões de euros, e reduziu para 58 dias o prazo médio de pagamentos, um montante que excede largamente o mínimo exigido, e cumprindo-se assim a disposição legal em vigor.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “é com o mesmo sentido de missão e responsabilidade que exercemos o nosso mandato autárquico para continuarmos a honrar os compromissos assumidos com os penafidelenses. As contas apresentadas evidenciam a boa saúde do Município. De forma rigorosa temos concretizado, em várias áreas da governação municipal, projetos que vão marcar este tempo e, acima de tudo, que vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida das nossas populações. Os números são claros e esclarecedores. Só nos últimos 10 anos e de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, da autoria da Ordem dos Contabilistas Certificados, é evidente e claro que Penafiel é o 8º Município Português que mais investe por cidadão nos últimos 10 anos. Vamos continuar a trabalhar para que o nosso concelho continue no caminho do desenvolvimento, para que seja cada vez mais coeso, mais justo e mais solidário. Sabemos que há ainda um longo caminho a percorrer, mas acreditamos que este é o caminho que tem que continuar a ser seguido.”

Leia mais na edição impressa do próximo dia 3 de maio.

Exit mobile version