Pedro Nuno Santos foi eleito, este sábado, secretário-geral do Partido Socialista (PS), tendo vencido em 18 das 21 federações do partido. Pedro Nuno Santos teve um resultado final de 62% dos votos, contra 36% de José Luís Carneiro e 1% de Daniel Adrião.
A votos foram cerca de 40 mil militantes socialistas e Pedro Nuno Santos alcançou 24.080 votos e conseguiu eleger 909 delegados para o congresso do PS que terá lugar de 5 a 7 de janeiro próximo. Pedro Nuno Santos venceu também no distrito do Porto, onde obteve 58% dos votos. José Luís Carneiro obteve 42%.
A candidatura de José Luís Carneiro teve 14.868 votos e elegeu 407 delegados. Já a candidatura de Daniel Adrião alcançou 382 votos, e elegeu cinco delegados para o congresso.
Nas concelhias da região, Pedro Nuno Santos apenas foi derrotado por José Luís Carneiro na concelhia de Penafiel, embora que por uma margem mínima de sete votos.
Às urnas, acorreram 1173 militantes socialistas penafidelenses, numa eleição renhida, que deu 590 votos a José Luís Carneiro e 583 a Pedro Nuno Santos.
Já em Paredes, foi Pedro Nuno Santos o grande vencedor da noite eleitoral, tendo conquistado 53% dos votos, numa disputa renhida com José Luís Carneiro, que alcançou 47%.
Pedro Nuno Santos foi também o mais votado em Paços de Ferreira, tendo conquistado 80 votos. José Luís Carneiro teve 44 votos e Daniel Adrião sete.
A concelhia de Lousada deu também a vitória a Pedro Nuno Santos. O ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação venceu com 50,9% contra 49,1% de José Luís Carneiro.
Também os militantes socialistas de Felgueiras deram a vitória a Pedro Nuno Santos, que conquistou 121 votos, contra os 116 conquistados por José Luís Carneiro.