“O Melhor Jovem de fevereiro da Liga 2 mora na Capital do Móvel. @pedroganchas4 é o vencedor do prémio atribuído pelo @sjogadores.”
Assim foi anunciada a distinção de Pedro Ganchas como o «Melhor jovem de fevereiro» na votação que mensalmente é promovida pelo Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol.
Pedro Ganchas obteve 15,66% dos votos, seguido por Pedro Santos (Benfica B), que recolheu 10,58% das preferências, e por Gonçalo Negrão (Oliveirense), com 9,99% dos votos.
O defesa central pacense, de 23 anos, cumpre a sua terceira época ao serviço dos Castores e, finalmente, está a demonstrar todas as qualidades exibidas nos escalões de formação do SL Benfica, de onde veio para a Mata Real.
Chegado ao FC Paços de Ferreira em janeiro de 2022, Pedro Ganchas somou dois jogos na meia época dessa temporada. Em 2022/23 apenas fez seis partidas pelo Paços na I Liga e esta temporada, curiosamente, começou por não entrar nas opções de Ricardo Silva até à 5ª jornada da Liga 2. A partir daí não mais largou a titularidade, somando até ao momento 20 jogos na prova e dois golos apontados.
O bom momento do setor defensivo pacense refletiu-se nas três últimas partidas em que a equipa somou três vitórias sem sofrer qualquer golo, fazendo-a subir para a 6ª posição do campeonato.
Esta temporada já o médio pacense Matchoi Djaló havia sido alvo de igual distinção relativa aos meses de outubro/novembro.