Paulo Araújo Correia está disponível para ser candidato à Câmara Municipal de Penafiel nas eleições autárquicas de 2025 pelo Partido Socialista (PS). O nome do socialista será aprovado em reunião da Comissão Política do PS de Penafiel que vai decorrer na noite desta segunda-feira, dia 16 e será ratificado pela Comissão Política Distrital em reunião que terá lugar no dia seguinte.
“Vou apresentar-me como candidato à Comissão Política Concelhia e demonstrar a minha disponibilidade para encabeçar a lista da candidatura à Câmara Municipal de Penafiel. É minha expetativa merecer a confiança nesse projeto”, referiu o candidato, que pretende dar continuidade ao trabalho efetuado à quatro anos, na sua candidatura de 2021, assim como ao que tem sido feito enquanto presidente da Comissão Política. “Tenho um melhor conhecimento da realidade do concelho, pelo facto de ter sido candidato, que me permitiu maior contacto com as freguesias, pessoas e instituições, mas também pelo facto de ter sido vereador, o que me deu um conhecimento mais detalhado do que é a realidade do concelho. E acredito estar hoje em melhores condições para merecer a confiança dos penafidelenses do que estava em 2021”, assegurou.
Destacando o percurso feito por si e pela sua equipa nos últimos anos que lhes permite estar “em melhores condições para construir uma alternativa à coligação Penafiel Quer”, Paulo Araújo Correia apontou como bandeiras do seu projeto a habitação, a educação e a mobilidade, questões que entende, devem merecer maior atenção por parte de quem governa.
Reconhecendo que o atual executivo fez “coisas boas” durante os seus mandatos, caso do Ponto C, “uma obra de dimensões assinaláveis, com uma programação cultural muito bem sucedida, uma aposta feliz do executivo”, Paulo Araújo Correia assegurou que o PS não quer “fazer algo disruptivo”, em áreas que estão a ser bem trabalhadas e às quais pretender dar continuidade – caso também da Agrival – o projeto passa por melhorar aquilo que não foi bem feito. “Sabemos apontar caminhos diferentes naquilo que achamos precisa de ser melhorado, mas também apontamos e respeitamos o trabalho que foi bem feito. Mas é tempo de confiar no futuro e não de regressar ao passado”, referiu.
No que concerne à habitação, Paulo Araújo Correia defende a necessidade de quem governa procurar soluções para um problema que se agudizou nos últimos anos, e que não é só um problema de Penafiel, mas de todo o país. “O mercado por si só, não da resposta e compete às entidades públicas, Governo e autarquias dar resposta, ter capacidade de resposta municipal no parque habitacional, permitindo colocar casas no mercado a preços mais acessíveis”, afirmou.
Já no que respeita ao emprego, o socialista refere que Penafiel não tem tido capacidade de atrair empresas capazes de criar mão de obra qualificada, continuam a ser difícil atrair e fixar os jovens. “Em Penafiel temos dificuldades em atrair empresas e emprego qualificado. Temos o hospital que é o maior empregador do concelho e podíamos fazer um cluster na área da Saúde, ser a sede de uma universidade. E uma forma de o fazer é estabelecendo parcerias com a academia, a autarquia e o hospital, que iria permitir mão de obra qualificada e fixar os nossos jovens”, declarou.
Apontando a área de abrangência da CIM do Tâmega e Sousa com a área que tem o menor poder de compra do norte do país e onde a percentagem de licenciados é metade dos licenciados na área metropolitana do Porto, Paulo Araújo Correia acredita que Penafiel tem todas as condições para ir além. “Penafiel tem muito ainda para fazer nesses pergaminhos. Temos condições históricas e naturais para poder rivalizar com a Área Metropolitana do Porto e não há nenhuma boa razão para que tenhamos menos poder de compra, menos percentagem de licenciados, menos condições para a nossa população”, assegurou.
Paulo Araújo Correia, que já foi candidato pelo Partido Socialista nas eleições autárquicas de 2025, volta a concorrer à Câmara Municipal de Penafiel e a candidatura mantém o lema “Ser Penafiel”, assim como as prioridades do projeto, em particular a habitação, o emprego e a mobilidade.
Paulo Araújo Correia é advogado de profissão e presidente da Comissão Concelhia do PS. Foi eleito deputado na Assembleia da República em 2022 e foi adjunto do secretário de estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação.