A USC Paredes venceu, este sábado à tarde, o GD Fontinhas por 4-0, na final do Campeonato de Portugal. Golos de Hélder Pedro, Amadeu Mendes, Nilo e Nélson Piquet deram a vitória ao emblema azul e branco, que no fim-de-semana passado já tinha confirmado a ascensão à Liga 3.
Em vantagem no marcador desde os 30 segundos, com um golo de Hélder Pedro, a equipa paredense foi dominante e conseguiu gerir e ampliar a liderança face aos açorianos. Amadeu Mendes fez o 2-0 aos 67′, Nilo amplicou aos 80′, alcançando a equipa o 4-0 aos 93′, com um golo de Nélson Piquet.
Recorde-se que a USC Paredes confirmou, na última jornada da fase de apuramento da subida da zona norte, a subida à Liga 3, com uma vitória por 1-0 sobre o São Martinho.
“Felicidade é o que domina dentro de cada um de nós e no grupo, trabalhamos mesmo muito e desde primeiro dia que foi incutida a crença da subida”, revelou ao IMEDIATO Eurico Couto, o ‘homem do leme’ da equipa há já oito temporadas, que considera que “união, adaptação, organização, crença, e uma capacidade de dedicação e trabalho de todo grupo” em níveis “fora do comum” foram o segredo para a conquista histórica da equipa.
Para o timoneiro da USC Paredes, desde o arranque da época que a luta pela ascensão, sendo que “correu tudo exatamente como planeado” pela equipa técnica e que ser um “outsider” na corrida “por vezes dá vantagens”.
“Tinha dito precisamente aos jogadores que seria até ao fim, que fica em primeiro a equipa que souber lidar melhor com o que lhe acontece, aquela que mais capacidade demonstrar nas contrariedades e foi a nossa adaptação que nos deu o 1.º lugar”, afirmou.
Já há oito anos à frente da equipa sénior da USC Paredes e também com passagens pelas camadas jovens do clube, o treinador considera que o “amor à camisola” aumenta ainda a felicidade da conquista, que na próxima época estará “no ponto mais alto” dos seus 93 anos de história. “Contudo o clube deve seguir com cautela à procura de patamares superiores”, alertou o técnico de 37 anos, à conversa com o IMEDIATO antes da grande final.
FOTOS: Jorge L. Nunes