O Dia Municipal do Bombeiro foi celebrado este domingo, dia 26 de maio, no CCP – Centro Cultural de Paredes. O Município de Paredes reconheceu o empenho de todos os bombeiros e bombeiras e a dedicação das cinco corporações do Concelho (Baltar, Cete, Lordelo, Rebordosa e Paredes).
O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, sublinhou que nos sete anos de mandato “o maior investimento individual da autarquia foi, realmente, nos bombeiros, e que o importante é que durante o ano o executivo esteja ao vosso lado, do lado dos bombeiros, e que apoiemos e façamos com que os bombeiros tenham, ano após ano, as melhores condições possíveis para desempenharem a vossa nobre tarefa”.
O autarca referiu a “mudança de paradigma” e anunciou “a criação de uma rede robusta de Proteção Civil em Paredes, uma rede efetiva de bons meios de proteção civil”. O presidente da Câmara de Paredes deixou, ainda, a garantia “do apoio cada vez maior do município aos bombeiros, mas de forma organizada e eficiente”.
A cerimónia teve início com uma exposição de veículos clássicos no exterior do CCP e com a formatura. Seguiu-se a sessão solene, com a atribuição dos cinco votos de louvor aos membros das corporações que se destacaram pelo empenho, dedicação e sentido de serviço à causa humanitária e à comunidade.
Além do Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, a sessão contou com a presença do Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto, Albano Teixeira, e do Presidente da Federação dos Bombeiros do Porto, Carlos Alberto Fernandes, entre outros convidados.
O primeiro voto de louvor foi entregue a Pedro Gabriel Barbosa Coelho, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baltar. Pedro Coelho, de 22 anos, ingressou no corpo de bombeiros de Baltar, em 2018, e desempenha a função de bombeiro de 3.ª, desde 2022. Em 2023, o bombeiro realizou 282 serviços operacionais desde emergências pré-hospitalares, combate a incêndios urbanos, industriais e rurais, prevenções e demais serviços, com 1800 horas de piquete, socorro e instrução.
Recebeu voto de louvor Ezequiel Bernardino Ferreira Coelho, chefe da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cete. O bombeiro é distinguido pelo excecional empenho das suas funções de bombeiro, há mais de 25 anos. Ezequiel Coelho ingressou no corpo de bombeiros com apenas 14 anos. Entre 2019 e 2023, exerceu funções de Adjunto de Comando e como Comandante em Regime de Substituição. Ao longo da sua carreira, já recebeu dezenas de distinções honoríficas.
Da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lordelo, foi distinguido o Chefe António Almeida Manso, pelo serviço prestado à instituição durante cerca de 30 anos, com profissionalismo e comprometimento. António Manso foi fundador da Associação Humanitária e elemento da primeira recruta de bombeiros, tendo atingido o mais alto posto da carreira de bombeiro – Chefe. Durante o seu percurso, desempenhou ainda a função de Comandante em Regime de Substituição, foi instrutor e formador de todas as recrutas e recebeu o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses.
O voto de louvor municipal foi ainda entregue aos Tutores da Escola de Infantes e Cadetes do Corpo de Bombeiros Voluntários de Paredes. Do quadro ativo fazem parte Joaquim Moreira, Ana Salomé Soares, Maria Manuela Sousa, Susana Freitas, José Filipe Pacheco e Carla Silva. A escola de infantes e cadetes tem 15 anos de existência. Durante esse período, oriundos da escola de infantes e cadetes ingressaram no quadro ativo 53 elementos, dos quais 36 se mantém em atividade no quadro e oito transitaram para corpos de bombeiros profissionais, do INEM, Forças de Segurança e Forças Armadas. Neste sentido, a escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros de Paredes é a principal fonte de recrutamento de novos elementos. Recebeu o voto de louvor em representação da Escola de Infantes e Cadetes o Chefe Joaquim Moreira.
A finalizar a atribuição dos votos de louvor, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa, recebeu a distinção o Subchefe Manuel Dias Ferreira dos Santos, elemento que completou, este ano, 45 anos de serviço operacional. Durante mais de quatro décadas, Manuel Santos dedicou-se com total assiduidade e competência ao serviço dos bombeiros. Destaca-se pela liderança das suas equipas, pela realização de instruções específicas e pelo apoio contínuo aos diversos órgãos sociais. No dia 18 de maio deste ano, passou a integrar o Quadro de Honra da instituição.