O Projeto “Changemaker´s Arena” assinala no dia 24 de março, pelas 10h00, na Escola Básica e Secundária de Rebordosa, o Dia Nacional da Juventude, celebrado anualmente a 28 de março. A iniciativa será dedicada ao “Diálogo com Decisores” e conta com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, do Vice-Presidente, Paulo Silva, entre outros oradores.
Esta sessão do projeto “Changemaker´s Arena” irá proporcionar aos jovens a oportunidade de dialogarem diretamente com os decisores políticos, permitindo-lhes expressar as suas preocupações e ideias e também partilhar as suas propostas para a comunidade.

A participação na iniciativa destinada aos jovens é gratuita. As inscrições são obrigatórias, através do QR Code, disponível no cartaz ou neste link.
Recorde-se que a 28 de março assinala-se o Dia Nacional da Juventude, uma das datas mais significativas da história da luta da juventude portuguesa pela democracia, pelos direitos dos jovens trabalhadores, pela paz e pela construção de um país mais justo.
No âmbito do projeto “Arena”, realiza-se no dia 29 de março, pelas 09h30, na Casa da Juventude de Paredes uma iniciativa dedicada à “Advocacia e Ativismo”, que contará com a participação dos jovens paredenses Mariana Pacheco e José Teixeira e que visa capacitar os jovens com conhecimentos e ferramentas de advocacia eficazes em causas de interesse social e político.
Sobre o “Changemaker’s Arena – Play your Part”:
O projeto “Changemaker’s Arena – Play your Part”, integrado no programa Erasmus +, e dinamizado pela Câmara Municipal de Paredes, em parceria com o Município da Mealhada e com o Município de Pedreguer (Espanha), é uma oportunidade para jovens de diferentes origens se envolverem em atividades cívicas, sociais, culturais e políticas, contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais e a construção de uma identidade europeia mais coesa.
O projeto visa promover a participação ativa dos jovens, incentivando o seu envolvimento em atividades das esferas cívica, económica, social, cultural e política, procura desenvolver competências digitais e literacia mediática, fomentando, por exemplo, a literacia mediática para fortalecer a resiliência dos jovens contra desinformação e fake news, e tem também como objetivo estimular o diálogo entre jovens e decisores, criando oportunidades para que as vozes dos jovens sejam ouvidas e consideradas nas políticas públicas e processos de tomada de decisão.
