O Município de Paredes apresentou uma candidatura para ser Cidade Europeia do Desporto no ano de 2026, numa cerimónia que teve lugar no Parque José Guilherme e que contou com a presença de Nuno Pedro Santos, presidente da Associação das Cidades Europeias do Desporto (ACED), a quem Alexandre Almeida, o autarca de Paredes, entregou o dossier correspondente à primeira fase da candidatura.
Com uma forte dinâmica desportiva, promovida pelos mais de 51 clubes e associações desportivas que promovem cerca de 20 modalidades federadas, o município de Paredes formalizou a candidatura para ser Cidade Europeia do Desporto 2026. “Estamos preparados e convictos de que a nossa candidatura tem bases sólidas para continuar a promoção do desporto para todos, quer pela nossa dinâmica desportiva desenvolvida no concelho, quer pela qualidade das instalações e equipamentos dedicados ao desporto, assim como pela disponibilidade de técnicos a acompanharem as atividades desportivas, bem como pelas nossas parcerias que muito valorizamos. É neste sentido global que “Paredes Vive o Desporto”, referiu Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes.
Segundo o autarca, o executivo investiu no ano de 2023 mais de 1,5 milhões de euros na área do Desporto, através da realização de mais de 700 eventos focados no desporto informal e acessíveis à comunidade. Segundo o autarca, é este o caminho que pretendem seguir, continuando a investir “na melhoria dos equipamentos de desporto, nas pessoas, na saúde e bem-estar dos cidadãos”.
Para a concretização da Cidade Europeia do Desporto 2026, Paredes prevê construir mais uma série de novos equipamentos e renovar instalações para que sejam mais sustentáveis para o meio ambiente e eficientes do ponto de vista energético, entre os quais quatro sintéticos em Rebordosa, Lordelo, Gandra e Recarei, assim como a construção de estádios nas freguesias de Cete e de Cristelo. O município avançará, ainda, o Multiusos de Rebordosa com a obra prevista para o início de 2025.