O SE Palmeiras, treinado pelo penafidelense Abel Ferreira, foi eleito o melhor clube do mundo em 2021 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). O “Verdão” foi o primeiro clube brasileiro a receber a nomeação.
Segundo o sistema de avaliação da IFFHS, o Palmeiras ficou em primeiro lugar entre 390 clubes. Num ano em que conquistou a Taça dos Libertadores e uma Taça do Brasil, somou 322 pontos, à frente do Atlético Mineiro (313 pontos), segundo classificado, e do Manchester City (300), terceiro.
“A classificação é definida pela soma de todos os pontos conquistados por cada clube nas várias competições, entre janeiro e dezembro. Este ranking não atribui bónus por passagens a fases seguintes ou vitórias de uma competição. Cada prova tem o seu próprio valor, de acordo com regras definidas pela IFFHS”, indica a entidade responsável pela classificação dos clubes, na sua página.
No ano anterior, já com Abel como treinador, o Palmeiras tinha ficado no segundo lugar, apenas atrás do Bayern Munique. Em todas as edições, o Barcelona é o clube que mais vezes foi considerado “melhor do mundo”, liderando a tabela em cinco edições.