Site icon Imediato – Jornal Regional

Paços de Ferreira vai ter “sistema único no país” para contactar pessoas em isolamento

telemovel chamada 1

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira anunciou a criação do sistema informático “EMA SAVE COVID”, juntamente com uma empresa local de desenvolvimento de software, para “entrar em contacto com todas as pessoas referenciadas pela Unidade de Saúde Pública”.

Assim, o “sistema inovador e único no país” vai entrar em funcionamento durante a próxima semana, possibilitando entrar em contacto com “todas as pessoas referenciadas” pela Unidade de Saúde Pública, esclarecendo questões relacionadas com o isolamento.

“Sabemos que muitos dos constrangimentos verificados nos centros de saúde se devem, sobretudo, à tentativa que as pessoas fazem para que alguém as possa ajudar na sua situação, principalmente as relacionadas com a COVID-19”, referiu a autarquia, em comunicado.

O EMA SAVE COVID vai enviar, automaticamente, mensagens de voz “parametrizadas de acordo com a sua situação” permitindo que a pessoa tome conhecimento de que a sua situação está a ser seguida. As mensagens serão enviadas através do 962 171 777 (este número não está apto a receber telefonemas ou SMS’s).

O sistema vai ter ainda uma área de acesso para que aqueles que estejam em casa e na posse de computador ou telemóvel, tenham acesso à sua ficha de utente e informar os seus contactos de alto risco, sintomas, ou ainda para pedir qualquer documento necessário à sua situação.

Segundo a autarquia, o software vai entrar em funcionamento para responder “ao crescimento exponencial de novos casos e à consequente incapacidade das autoridades de saúde em contactarem, em tempo útil, com todas as pessoas que estão em situação de isolamento profilático ou são contactos de alto risco”.

Pela mesma razão foi criada uma equipa multidisciplinar, disponibilizada pela Câmara Municipal e constituída por um conjunto de funcionários da autarquia, que vai realizar inquéritos epidemiológicos a doentes com Covid-19 a partir de segunda-feira.

“Apesar de a Câmara Municipal não ter competências próprias na área da saúde, a grave situação pandémica que atravessamos exige, de todos, o máximo empenho e total disponibilidade. E assim continuaremos até ao final desta pandemia”, rematou a Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

Exit mobile version