O concelho de Paços de Ferreira vai ter um centro de rastreio “Drive-Thru” de Covid-19 com capacidade para 50 testes diários, anunciou a autarquia. O centro vai entrar em funcionamento “em meados da próxima semana”, na Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF).
“Com o aproximar do final do Estado de Emergência, torna-se fundamental capacitar a resposta no concelho de Paços de Ferreira mantendo, contudo, as condições de conforto e segurança coletiva. Desta forma decidiu-se pela implementação de um Centro de Rastreio em Sistema Drive-Through”, anunciou a autarquia.
Assim, os cidadãos pacenses referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde vão poder deslocar-se até à AEPF e ser testados “sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo o risco de infeção para todos os envolvidos”. Depois, os resultados são enviados diretamente ao cidadão e às autoridades de saúde pública.
De acordo com a Câmara Municipal, o centro de rastreio vai ter as entradas e saídas “controladas pelas forças de segurança do concelho” e vai conseguir realizar cerca de 50 testes por dia “numa primeira fase, podendo evoluir, de acordo com a procura e necessidades geradas”.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, o investimento para o centro vai ser suportado pela autarquia, resultando de um protocolo com o ACES Norte.