A Câmara Municipal de Paços de Ferreira quer lançar, a partir do próximo ano letivo, o programa «Vamos aprender a nadar», com a missão de “promover a igualdade na aprendizagem da natação” entre as crianças no 3º e 4º anos das escolas do concelho.
A autarquia esteve reunida na passada sexta-feira com os diretores dos Agrupamentos de Escolas do concelho, tendo apresentado uma proposta de implementação da medida, que foi consensualizada durante a reunião de trabalho.
O objetivo do projeto é a “promoção da igualdade na aprendizagem da natação”, ao disponibilizar, de forma gratuita, aulas de natação a todos os alunos do 3º e 4º anos ao longo do ano letivo. “Serão mais de 800 as crianças abrangidas por esta medida”, indica a Câmara Municipal, em comunicado de imprensa enviado ao IMEDIATO.
As aulas vão trabalhar a adaptação das crianças ao meio aquático, através da abordagem de ações de imersão, propulsão, respiração e flutuabilidade, bem como estimular nas crianças hábitos de prática de atividade física regular, “contribuindo para o seu bem-estar e saúde ao longo da vida”.
O programa «Vamos aprender a nadar» é gratuito e o transporte para as Piscinas Municipais de Paços de Ferreira e Freamunde realizar-se-á através dos autocarros da Câmara Municipal, indica a nota.
Assinados protocolos de delegação de competências
Na mesma reunião de trabalho, foram assinados os protocolos de delegação de competências da Câmara Municipal junto dos Agrupamentos Escolares e a Escola Secundária de Paços de Ferreira, “permitindo uma melhor gestão e respostas mais adequadas por parte das nossas escolas”.
Assinaram estes protocolos os diretores dos Agrupamentos de Escolas de Paços de Ferreira, Freamunde, Frazão, Eiriz, Secundária de Paços de Ferreira e o vereador com o pelouro da Educação, Paulo Ferreira.