Paços de Ferreira faz parte do projeto-piloto de reciclagem de garrafas de bebidas de plástico “Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta!”, que arrancou no mês de março.
Assim, o Intermaché de Paços de Ferreira é uma das 23 superfícies comerciais do país – e a única da região – onde é possível devolver embalagens de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas.
“O projeto premeia os adeptos da reciclagem e da sustentabilidade. O valor que os consumidores recebem com a devolução de garrafas pode ser doado a uma instituição social ou utilizado para compras no espaço comercial onde está instalada a máquina”, refere a organização da iniciativa em comunicado.
Ao devolver uma embalagem, o utilizador recebe dois cêntimos por cada unidade entre 0,1 e 0,5 litros, e cinco cêntimos acima de 0,5 e até 2 litros.
O projeto nasceu de uma parceria entre a Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, a Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e pretende “incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas”.
A iniciativa-piloto vai estar ativa até setembro de 2021 e vai ser substituída por um sistema de depósito de embalagens de bebidas, que deverá entrar em vigor a 1 de janeiro de 2022.