Foram aprovadas as candidaturas para a aplicação de fundos comunitários em três projetos no concelho de Paços de Ferreira: a construção de um Museu Etnográfico em Seroa, a recuperação do Parque dos Moinhos, em Arreigada, e um conjunto de intervenções na milenar Citânia de Sanfins.
As verbas comunitárias foram obtidas em concursos intermediados pela Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa e diferenciam no valor em questão.
A Junta de Freguesia de Seroa viu aprovada uma candidatura para a requalificação da atual sede do Rancho Folclórico e para a criação de um Museu Cultural e Etnográfico e de uma Videoteca.
Segundo Rui Barbosa, o objetivo é preservar a história da aldeia, intimamente ligada à cultura agrícola. Para tal, este projeto, que representa um investimento de cerca de 100 mil euros, vai exibir espólio do Rancho Folclórico, bem como peças históricas oferecidas por populares.
Também a Junta de Freguesia de Frazão e Arreigada viu valiado um apoio para a requalificação do Parque dos Moinhos, situado em Arreigada.
Além da recuperação do património existente no local, a Junta de Freguesia pretende melhorar os acessos e os muros que conduzem o leito do rio e criar um museu sobre o ciclo do pão, especialmente destinado aos mais jovens. O projeto vai exigir um investimento de 132.965,50€, financiado a 85%.
Já a Câmara Municipal de Paços de Ferreira recebeu “luz verde” para a dinamização de intervenções no acesso à Citânia de Sanfins e na zona envolvente.