Perdas INDAQUA
engineer working on maintenance in boiler room

O concelho de Paços de Ferreira entrou no top 10 dos municípios portugueses com menos desperdícios de água.

Os dados, agora divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) relativos ao ano de 2022, dão nota de que as perdas de água no município de Paços de Ferreira, cujo serviço de abastecimento é gerido pela Águas de Paços de Ferreira, foi de apenas 12,7%, valor abaixo dos 27,1% que são desperdiçados a nível nacional, com roturas, avarias e desvios.

A redução do resultado do ano anterior (14%) fez Paços de Ferreira subir um lugar e entrar no top 10 entre os municípios do ranking da ERSAR, que inclui 219 entidades gestoras de abastecimento.

Este ranking tem por base o indicador “Água Não Faturada”, que engloba os desperdícios gerados por fugas, roturas, derrames em reservatórios ou outras ineficiências e ainda as perdas comerciais, como roubos e desvios de água.

Apesar de ainda não ser conhecido o ranking com os dados de 2023, a Águas de Paços de Ferreira avança que o volume de perdas se manteve próximo do resultado agora divulgado, fixando-se nos 13%. “A situação é completamente diferente dos valores registados no início da concessão onde a percentagem dos desperdícios ultrapassava os 35%. Para dar uma dimensão da relevância desta redução das perdas diga-se que a água que se deixou de desperdiçar anualmente é suficiente para abastecer a população do concelho durante cinco meses”, refere a empresa.

Segundo Arminda Silva, Diretora Geral da Águas de Paços de Ferreira, o concelho “tem registado uma evolução muito positiva na redução de perdas, mas acreditamos que, nos próximos anos, conseguiremos alcançar novos mínimos de desperdícios. Para isso, contribuirão tanto o investimento contínuo na tecnologia que usamos para monitorizar as redes como as nossas equipas, que respondem prontamente quando há ocorrências que representem perdas de água, como é o caso das roturas em condutas”.

Em contraste com o resultado de Paços de Ferreira, a média nacional de perdas fixou-se nos 27,1%, muito acima do recomendado pelo regulador (20%).

Já a média das concessões municipais de abastecimento operadas pelo Grupo INDAQUA (de que a Águas de Paços de Ferreira faz parte), fixou-se nos 12,5%, em 2022. Um valor que já foi reduzido para 11%, em 2023, de acordo com os dados da empresa.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *