A cinco jornadas do fim da Liga Bwin, o Paços de Ferreira precisa de uma ponta final absolutamente épica para evitar a queda direta para o segundo escalão do futebol português, no qual competiu pela última vez em 2018/19, conseguindo então a subida de divisão às ordens do saudoso Vítor Oliveira.
Na penúltima posição, com 17 pontos, menos cinco do que o Marítimo e menos oito do que o Estoril – primeira equipa acima no nível da água – chegar à antepenúltima posição – de play-off de permanência – é o objectivo mais realista para a formação comandada por César Peixoto.
O calendário é, porém, pouco favorável aos Castores. O jogo deste fim-de-semana em Vizela assume mesmo carácter decisivo para o Paços de Ferreira, que depois terá pela frente recepções a Sporting e Rio Ave e deslocações a Chaves e Braga – partidas de elevado grau de dificuldade.
Por outro lado, obrigados a somar pelo menos entre seis e nove dos 15 pontos restantes, os castores não estão dependentes de si próprios, precisando ainda que o Marítimo tropece, o que também não deixa de ser provável. Os insulares ainda recebem Vitoria, Rio Ave e Vizela, deslocando-se aos campos de Sporting e Estoril.
A equipa pacense tem somente quatro vitórias na competição, mas o seu melhor registo – três jogos seguidos sem perder, após vitória sobre o Santa Clara e empates com Arouca e Vitória de Guimarães – até é recente.
Depois desta sequência, os castores sofreram, contudo, três derrotas consecutivas, uma das quais precisamente contra o Marítimo, no Estádio dos Barreiros – e os insulares já tinham vencido na Capital do Móvel, na primeira volta, garantindo assim vantagem no confronto direto. Missão ainda possível para os castores?
Uma vez que a disputa será pela vaga que dá acesso ao playoff de manutenção na Primeira Liga, o Paços de Ferreira deverá ficar atento ao que acontece na Segunda Liga, nomeadamente ao terceiro lugar, que é que dá acesso ao playoff de subida. Na plataforma reservada ao calendário e resultados dos jogos da Segunda Liga portuguesa do site Sportytrader, poderemos acompanhar todos os acontecimentos da segunda divisão a par e passo.
Neste momento, as equipas do Viseu e do Estrela estão diretamente na disputa pelo segundo posto, de acesso direto à Primeira Liga. O Viseu tem agora 54 pontos, menos dois que o Estrela (56), segundo colocado. Por perto também está o Viseu, com menos 5 pontos que o Farense. Esta lua também promete muito.