Site icon Imediato – Jornal Regional

Paços de Ferreira apresenta 17 projetos para a ODSLocal

iPFR 745 ACTU Camara Municipal

A Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Plataforma ODSlocal) conta com os municípios da Região Norte para atingir os ODS propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O compromisso com a sustentabilidade é demonstrado através dos projetos que foram submetidos na Plataforma ODSlocal por iniciativa da sociedade civil, nomeadamente de entidades como instituições de solidariedade social (IPSS), organizações não governamentais (ONG), start ups, escolas e associações, entre outras.

No total, a Região Norte apresentou 289 projetos nas várias dimensões da sustentabilidade, submetidos por 45 municípios.

A tendência de crescimento de projetos inovadores entre os municípios da região Norte na plataforma ODSlocal, já observada nos anos anteriores, é reforçada em 2024.  Os municípios de Vila Nova de Gaia, com 54 projetos, Matosinhos (38), Porto (34), Viana do Castelo (33), e Paços de Ferreira com 17 projetos, são os que apresentaram o maior número de candidaturas.

A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa pioneira ao nível mundial, que tem como objetivo ajudar os municípios portugueses a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Desde o seu lançamento, em 2020, já foram mobilizados 126 municípios de todo o país e mapeados 1292 projetos locais, desenvolvidos por vários tipos de entidades, e 2905 boas práticas desenvolvidas pelas autarquias. Isto evidencia o compromisso dos municípios em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas políticas e da sua ação diária para cumprirem os 17 ODS e as 169 metas propostas pela ONU, nomeadamente através de medidas de cariz ambiental e de transição energética, medidas com impacto social e incentivos a ações de educação para a reflorestação, entre outras.

Entre os vários projetos da Região Norte registados no portal ODSlocal, a título exemplificativo, encontra-se em Paços de Ferreira Clube de Proteção civil que visa promover a colaboração entre diversas entidades do setor, como o Serviço Nacional de Bombeiros, Proteção Civil e Cruz Vermelha, para uma intervenção efetiva na construção de competências nas mais diversas áreas, nomeadamente da segurança e prevenção de risco. Estas competências irão permitir a um cidadão ativo adquirir uma postura adequada e responsável em situações de acidentes graves e catástrofes.

O Prémio ODSlocal na categoria Projetos vai ser entregue no decorrer da Conferência ODSlocal 2024, no dia 22 de novembro, no Expocentro – Centro Municipal de Exposições de Pombal, onde serão também apresentadas diversas iniciativas das autarquias e agentes da sociedade que se destacam pelo seu contributo para o desenvolvimento sustentável. O júri do Prémio integra a Fundação “la Caixa”; membros da Comissão Científica ODSlocal; um especialista convidado e o coordenador do consórcio ODSlocal, que presidirá.

Exit mobile version