O IMEDIATO reuniu as figuras desportivas que mais se destacaram ao longo de 2023, o ano que está prestes a terminar.
Eis a lista de 13 relevantes momentos desportivos para a região, no ano de 2023:
1 – INÊS DE BARROS – Apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris
A penafidelense Inês de Barros foi agraciada, em novembro, com o «Prémio Excelência» do Comité Olímpico de Portugal, na sequência do título de Campeã Europeia de fosso olímpico, que garantiu a primeira vaga para Portugal nas provas femininas de tiro com armas de caça em Jogos Olímpicos.
Inês de Barros recebe «Prémio de Excelência» do Comité Olímpico de Portugal
2– JUVENTUDE PACENSE – Hóquei em Patins
20 de maio de 2023 foi histórico para o Juventude Pacense – Hóquei em Patins / Divercol, pois nesse dia garantiu a inédita subida ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Em 51 anos de história, pela primeira vez a equipa pacense participa no principal escalão da modalidade, naquela que foi a segunda subida da carreira do treinador Hugo Azevedo.
3 – MATILDE BARROS LEAL – CAP Natação
A atleta do do Clube Aquático Pacense sagrou-se Campeã Nacional Júnior nas provas de 100 e 200 bruços e Vice-campeã Nacional na prova de 400 estilos, nos Campeonatos Nacionais de piscina curta realizados entre 8 e 10 de dezembro, em Leiria.
Atleta do Clube Aquático Pacense Campeã Nacional de piscina curta
4 – ABEL FERREIRA – Bicampeão brasileiro de futebol
Após duas Taças Libertadores, uma Taça do Brasil, uma Supertaça do Brasil, uma Recopa e dois Campeonatos Paulistas, o penafidelense Abel Ferreira conquistou a 7 de dezembro o segundo Campeonato Brasileiro de Futebol, em três anos como treinador do Palmeiras.
Penafidelense Abel Ferreira é bicampeão brasileiro de futebol
5 – DIANA GOMES / LÚCIA ALVES – Seleção Nacional Feminina de Futebol
Diana Gomes (Paços de Ferreira) e Lúcia Alves (Paredes) entraram a 23 de julho para a história do futebol feminino português ao tomarem parte da equipa nacional que pela primeira vez disputou um jogo na Fase Final do Campeonato do Mundo. Diana Gomes já em fevereiro tinha marcado o primeiro golo de Portugal na vitória frente à seleção dos Camarões, por 2-1, que garantiu o histórico apuramento para o Campeonato do Mundo da Austrália / Nova Zelândia.
6 – BILHAR POOL – FC Paços de Ferreira
A 18 de junho e após ter entrado no fim-de-semana a conquistar a Taça de Portugal de bilhar pool português, em inédita decisão que colocou frente a frente as duas equipas do FC Paços de Ferreira presentes na prova, o bilhar dos Castores alcançou o título de Campeão Nacional da 1ª Divisão de Pool Português por Equipas, alcançando uma inédita “dobradinha” (Taça e Campeonato) na mesma época.
Em maio, João Grilo tinha-se sagrado Campeão Nacional 1ª Divisão (Pool Individual). A equipa pacense conseguiu colocar 3 atletas nos lugares de destaque da classificação: João Grilo – Campeão Nacional;
Bruno Bernardo e João Barbosa – 3°s Classificados.
FC Paços de Ferreira campeão nacional da 1ª Divisão por Equipas
FC Paços de Ferreira vence Taça de Portugal de pool por equipas
7 – JOSÉ MOREIRA – Taça de Portugal Júnior Ciclismo
No início de junho, José Moreira, ciclista da Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, venceu a Taça de Portugal de Juniores de Estrada. Na quarta e última prova da Taça, o segundo lugar de José Moreira no Grande Prémio de Penafiel permitiu-lhe garantir a primeira posição do ranking final.
8 – JOSÉ MOTA – Subida à I Liga do SC Farense
José Mota ao comando do SC Farense celebrou em maio a subida do clube algarvio à I Liga portuguesa de futebol. O treinador lordelense e com prestigiosa carreira iniciada ao serviço do FC Paços de Ferreira conseguiu a 5ª subida à 1ª divisão como treinador.
9 – GONÇALO GARCIA – Bicampeão Nacional de Karaté
Gonçalo Garcia, atleta penafidelense, sagrou-se no início de maio Bicampeão Nacional de karaté.
A competição que decorreu em Paços de Ferreira contou com a participação de 564 atletas oriundos de 121 clubes de 45 associações.
10 – BEATRIZ DIAS – Clube Aquático Pacense / Natação
Entre 30 de março e 2 de abril, o Complexo de Piscinas da Penteada do Funchal na ilha da Madeira, acolheu os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Portugal.
O grande destaque da participação do Clube Aquático Pacense foi o Título Nacional na prova de 100 metros mariposa alcançado pela nadadora Beatriz Dias.
11 – AD LOUSADA – Campeão Nacional de Hóquei em Campo
No fim de semana de 20 e 21 de maio a AD Lousada conseguiu recuperar o título de Campeã Nacional de Hóquei em Campo em seniores masculinos, batendo na final a dois jogos o anterior titular Casa Pia AC, por 9-4. Verdadeira referência do hóquei em campo português, a AD Lousada somou o seu 13º campeonato nacional, sendo a segunda equipa com mais títulos, logo a seguir ao Ramaldense FC (33). Em fevereiro já tinha conquistado o título nacional de hóquei em campo indoor.
12 – BRUNO SILVA – Campeão Nacional de Trail
Bruno Silva, atleta natural de Paredes, renovou em maio o título de campeão nacional de trail, ao vencer a prova de Ultra Trail de Santa Luzia em Viana do Castelo. Coletivamente, a Fourfor Running Project, equipa que Bruno Silva representa, arrecadou também o título em masculino.
Em junho, Bruno Silva participou no Campeonato do Mundo de Montanha e Trail Running, em Insbruck (Áustria) e foi o melhor português da geral (38º lugar) no Trail Curto de 45,2 km.
13 – DIOGO SOUSA – Campeão Nacional de corrida em pista por pontos
O ciclista paredense Diogo Sousa, em representação da equipa Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, conquistou logo em janeiro o título de campeão nacional de corrida em pista por pontos, na categoria de juniores. O atleta participou no Campeonato Nacional de Pista que decorreu no Velódromo Nacional em Sangalhos, Anadia.