Entre os seis sacerdotes que foram ordenados este domingo na Sé do Porto, encontram-se dois da região. José da Silva Coelho, de Freamunde (Paços de Ferreira) e José da Costa, de Sobrosa (Paredes), são dos mais recentes presbíteros do distrito.
D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto e reitor do Seminário Maior do Porto, presidiu à cerimónia e leu a homilia do bispo, D. Manuel Linda, que se encontra em isolamento profilático depois de ter contactado com um infetado.
“Caros candidatos a presbíteros e diáconos, aqui está o segredo da pastoral. Esta não consiste num anúncio ‘profissional’ e rotineiro a quem ouve a homilia do domingo, manda os filhos à catequese ou participa num qualquer tríduo preparatório para isto ou para aquilo. A verdadeira pastoral é fazer como Jesus, de quem o vosso sacerdócio é participação: tornar os corações simpáticos e acolhedores para depois lhes anunciar a Palavra que gera a vida”, incluiu a homilia.
Assim, foram ordenados seis presbíteros e três diáconos da diocese do Porto, dois deles de Freamunde e Sobrosa.
José da Silva Coelho é natural de Freamunde, tem 30 anos, e confessou ao jornal oficial da diocese do Porto que “abraçou” o caminho da religião aos 16 anos, quando decidiu entrar para o seminário. Na sua decisão contou com o apoio da família, ainda que os seus entes terem dito que “ia durar pouco tempo no Seminário”.
Já José Joaquim Mendes da Costa tem 29 anos e é natural de Sobrosa. Ao conhecer um seminário, numa das aulas de EMRC, “era uma criança normal que para além do ensino escolar frequentava assiduamente a catequese e a eucaristia”, mas depois foi “madurecendo”, chegando mesmo a ser missionário em Angola.
Veja a cerimónia de ordenação.