Onze atletas ficaram feridos quando o chão de uma tenda de apoio ao evento Paredes Handball Cup ruiu, no parque da cidade de Paredes.
O incidente aconteceu no parque da cidade de Paredes, numa tenda ali instalada onde, ao início da madrugada desta sexta-feira, estava a atuar um dj.
Em circunstâncias que serão agora investigadas pelas autoridades, o chão da tenda ruiu, provocando a queda dos atletas que se encontravam no espaço de diversão, que foi instalado para dar apoio ao Paredes Handball Cup, um torneio internacional que acontece na cidade até domingo e conta com a participação de mais de 3700 atletas, oriundos de cinco países.
Na sequência da queda, onze atletas sofreram ferimentos ligeiros. Foram assistidos no local pelos Bombeiros Voluntários de Paredes, assim como pelas equipas da viatura médica de emergência e reanimação do Vale do Sousa e de suporte imediato de vida de Valongo e hospitalizados. Quatro deles foram levadas para o Hospital de São João, no Porto e os restantes para o Hospital Padre Américo, em Penafiel.
“Possível deficência na estrutura!
Em conferência de imprensa, realizada na manhã desta sexta-feira para explicar o sucedido, o presidente da Câmara Municipal de Paredes apontou “uma possível deficiência na estrutura”, que fez com que esta cedesse e, juntamente com ela, cerca de um metro quadrado do pavimento, provocando a queda dos 11 atletas “de uma altura de cerca de 80 centímetros”.
Alexandre Almeida deu ainda nota de que o plano de coordenação de segurança e de socorro “foi desde logo acionado”, tendo acorrido ao local a Proteção Civil da autarquia, os Bombeiros Voluntários e a GNR e destacou o facto de nenhum dos atletas ter sofrido ferimentos graves. “Felizmente não houve nenhum ferido grave, não houve nenhum corte, nenhum braço nem nenhuma perna partida, apenas situações de hematomas, uma vez que houve uma queda de cerca de 80 centímetros”, referiu o autarca, acrescentando que quase a totalidade dos atletas teve “alta quase imediata”.
Segundo Alexandre Almeida os atletas foram acompanhados por elementos do município e da organização do Paredes Handball Cup e é convicção do autarca que hoje já possam participar no torneio, à exceção de uma atleta espanhola que sofreu uma lesão num braço.
Questionado sobre a segurança da tenda onde se verificou o incidente, Alexandre Almeida afirmou que foi montada por uma empresa do ramo, “devidamente certificada”, como “muita experiência” e seria recuperável ainda no dia de hoje. Contudo, o município decidiu, “para que não fique qualquer tido de insegurança para os atletas”, mudar o local da fun zone do parque da cidade para as traseiras do Pavilhão Gimnodesportivo.