Site icon Imediato – Jornal Regional

No Dia Mundial da Língua Portuguesa – a Telescola em Paços de Ferreira (1966)

TeleCAPA 1

Confirmado em 2019 pela UNESCO, celebra-se hoje o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa. Uma língua falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, ou seja, 3,7% da população mundial, sendo a oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana ou o Mercosul.

ARQUIVO DA RTP MOSTRA TELESCOLA EM 1966

Neste dia dedicado à nossa língua materna, o IMEDIATO relembra um dos serviços que ajudou a elevar o nível escolar de muitas regiões do país, entre 1965 e 1987. Falamos da Telescola, à qual voltamos a dar especial importância no presente, pois possibilita que a população escolar continue as suas aulas em tempo de recolha caseira devido à pandemia Covid19.

A partir de meados da década de sessenta do século passado, milhares de alunos completaram o quinto e sexto anos de escolaridade através da Telescola, emitida na RTP, na qual os professores apareciam na televisão e os alunos podiam aprender à distância.

A Telescola servia para os alunos que não podiam frequentar a escola – ou por limitações financeiras ou pela dificuldade nas deslocações. Assim, por cada “sala”, dois professores, um da área de ciências e outro da área de letras, davam aulas através da televisão e acompanhavam depois os alunos em lições com mais informação.

Edifício onde funcionou a Telescola em Frazão

As aulas eram transmitidas durante os dias de semana, entre as 14 e as 19 horas, e completavam a rede de ensino. Eram também utilizadas por pessoas que se propunham a exame externo para completar graus escolares. A 11 de outubro de 1965 a telescola iniciou os seus programas nos estúdios do Porto e, dos arquivos da RTP, consta o vídeo em anexo datado de 23 de março de 1966 em Paços de Ferreira, gravado nas aulas de Matemática e Ciências.

Antigo edifício da Telescola em Frazão

O português era ensinado na aula de Língua e História da Pátria. Várias centenas de alunos do concelho frequentaram este modelo de ensino que, em Frazão, era lecionado no edifício da foto anexa. No vídeo RTP podemos ver alguns alunos da telescola, que terão entre os 64 e 66 anos de idade no presente.

Exit mobile version