Site icon Imediato – Jornal Regional

Cuidados hospitalares ao domicílio na região reforçados com 56 viaturas

iPFR 786 ACTU Cinco viaturas reforcam cuidados ao domicilio em Pacos de Ferreira

Os 11 municípios abrangidos pela Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULS-TS) ganharam 56 novas viaturas para a prestação de cuidados de saúde primários ao nível domiciliário, permitindo melhorar a capacidade operacional das unidades de saúde de cada um dos concelhos. O concelho de Paços de Ferreira recebeu cinco viaturas.

Destas novas 56 viaturas, sete destinam-se a Amarante, quatro a Baião, três a Castelo de Paiva, três a Cinfães, sete a Felgueiras, quatro a Lousada, sete ao Marco de Canaveses, cinco a Paços de Ferreira, oito a Paredes, seis a Penafiel e duas a Resende.

Esta medida representou um investimento na ordem dos 2 milhões de euros realizado ao abrigo do PRR, conduzido pela Administração Regional de Saúde do Norte e que agora se concretiza.

As viaturas que passarão a servir as Unidades de Saúde Familiar (USF), Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) do território estão equipadas com sistemas mais eficientes de transporte de equipamentos de saúde e recolha de lixo contaminado.

Para Henrique Capelas, Presidente do Conselho de Administração da ULS Tâmega e Sousa, “a integração de cuidados, que é a base das Unidades Locais de Saúde, significa também estar cada vez mais perto dos utentes, dar respostas concertadas aos problemas das pessoas. Este reforço de viaturas é um passo importante para reforçar os cuidados domiciliários.”

Hugo de Sousa Lopes, vogal do CA, acrescenta que “mais do que um investimento na aquisição de viaturas, é um investimento do País e dos municípios que permite cuidar, tratar e estar mais próximo das pessoas. Este tem sido um processo conduzido de forma exemplar na região do Tâmega e Sousa e hoje temos dezenas de viaturas amigas do ambiente, preparadas para dar uma resposta de proximidade à população.”

Este reforço implica também o cumprimento de objetivos de descarbonização e transição ambiental, pelo facto de as novas viaturas ao serviço dos utentes serem elétricas. Por outro lado, será possível reduzir custos de operação.

Exit mobile version