Site icon Imediato – Jornal Regional

Município de Paços de Ferreira e Penafiel presentes na XVI edição dos fins de semana gastronómicos

gastronomia 15 resultado

Começa amanhã, dia 17 de janeiro, em Santa Maria da Feira e Vieira do Minho, e termina a 14 de dezembro, em Paços de Ferreira, a XVI edição dos Fins de Semana Gastronómicos, uma iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Aderiram à XVI edição 75 municípios, entre eles Paços de Ferreira e Penafiel, que em 32 etapas, ao longo do ano 2025, através dos restaurantes e estabelecimentos de hotelaria de cada um deles, mostrarão as suas iguarias típicas, dinamizando a economia local.

De Paços de Ferreira aderiram nove restaurantes (Aidé, A.ReI.A, O Marceneiro, Raro, A Presa, A Parrilhada, O Tarasco, São Domingos e Casa S. Francisco) e dois alojamentos (Paços Ferrara Hotel e Glicínia Boutique Hotel).

De Penafiel foram três os restaurantes aderentes (O Engaço, App Café e Adega33), três alojamentos (Casa dos Vales, A Burguesinha e Quinta das Essências) e dois espaços de enoturismo (Quinta da Aveleda e Casa Vila Nova).

Esta é uma das iniciativas público-privadas com maior sucesso do Turismo do Porto e Norte, que ao longo de 15 edições realizadas, tem trabalhado no sentido de salvaguardar e divulgar sabores ancestrais e produtos endógenos com grande potencial gastronómico.

Segundo Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, “os “Fins de Semana Gastronómicos” não são apenas uma experiência sensorial, mas um convite a mergulhar na essência de uma terra onde a Gastronomia é um modo de vida e um elo que une todos ao redor da mesa.”

A atratividade do produto “Gastronomia e Vinhos” está ainda demonstrada «na capacidade de fidelização a um determinado território e na oportunidade que abre para dinamizar outros segmentos turísticos, como o enoturismo, o turismo rural, o turismo patrimonial, o turismo de natureza, o wellness e vários outros», considera ainda o responsável pelo turismo na região.

Os Fins de Semana Gastronómicos levam os municípios a elaborar, juntamente com restaurantes e unidades de alojamento, pacotes especiais para a data, com uma oferta mais estruturada, tendente a promover todo o seu território, incluindo descontos em entradas de museus, visitas guiadas e experiências endógenas.

Exit mobile version