O Município de Paços de Ferreira assinalou ontem, dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação com Paulo Ferreira, Vice-Presidente do Município e responsável pelo Pelouro da Educação, a almoçar com as muitas crianças que frequentam a Escola Básica de Figueiró.
Juntamente com responsáveis pela equipa da Educação da Câmara Municipal, pelo diretor da escola, pelo coordenador do Agrupamento de Escolas de Freamunde, e por uma responsável da IPSS (Paços2000) que confeciona as refeições nesta escola, “foi possível fazer um balanço muito positivo deste serviço prestado, de forma gratuita, a todos os mais de oito mil crianças e jovens que frequentam as nossas escolas do Pré-Escolar ao 12º ano”, refere a autarquia em comunicado.
678 981 almoços servidos gratuitamente no último ano letivo
“No ano letivo 2023/2024 foram servidas um total de 678.981 almoços em todas as nossas escolas, do Pré-Escolar ao 12º ano. E todas estas refeições gratuitas para todos os alunos residentes no nosso concelho, medida única em Portugal”, afirma o município.
Até ao 4º ano o serviço é prestado por IPSS’s do concelho, contratadas pela Câmara Municipal e com o apoio de 24 técnicos das AEC’s, também do Município, por forma a que durante o almoço, seja possível um apoio ainda mais personalizado, sobretudo às crianças mais pequenas ou com necessidades educativas especiais.
No caso das crianças e jovens que frequentam o 5º ao 12 º os almoços são confecionados nas cantinas das escolas, por funcionários da Câmara Municipal. Em 2023/2024 foram confecionadas nestas cantinas do Município e pelos seus funcionários, um total de 215.981 almoços, sem qualquer custo para os pais.
Distribuídos milhares de panfletos sobre a importância do pequeno-almoço
No dia da alimentação, foi também preparado e entregue a todas as crianças do pré-escolar até ao 3º ciclo, um pequeno panfleto com várias informações sobre o pequeno-almoço e a sua importância para o desenvolvimento nestas idades.