O Município de Paços de Ferreira em conjunto com a Estação do Radar n.º 2 da Força Aérea Portuguesa, a Junta de Freguesia de Penamaior e associações desta freguesia vão assinalar o Dia do Pai através da plantação de 300 árvores nativas. Está também prevista, em simultâneo, uma ação de controlo de espécies exóticas invasoras existentes no local, nomeadamente acácias.
A iniciativa vai decorrer amanhã, dia 19 de março, pelas 9:30 horas, no Monte do Pilar, junto à Estação Radar n.º2.
Esta iniciativa da Câmara Municipal que assinala o Dia do Pai, integra-se num projeto lançado este ano, e que tem como objetivo a plantação de 30 mil árvores até 2030.
Para este ano, e até ao próximo mês abril, serão plantadas um total de 1500 árvores em várias freguesias do concelho. Entre os meses de outubro e dezembro, o objetivo passa pela plantação de mais três mil novas árvores.
“Assim, em 2023, ano em que iniciamos este ambicioso projeto, serão plantadas um total de 4.500 novas árvores no nosso concelho”, garante fonte do município.
Nesta atividade toda a população está convidada a participar, “numa missão que pretende vincar o compromisso intergeracional sobre a necessidade de preservar a Natureza e o Ambiente”.
Dia Mundial da Árvore
No dia 21 de março celebra-se o Dia Mundial da Árvore e para assinalar este dia, o Serviço Municipal de Proteção Civil e Proteção das Florestas tem preparado duas ações. Uma que consiste na plantação de árvores autóctones com 25 alunos da Escola Secundária de Paços de Ferreira no Bosque Ribeirinho do Parque Urbano de Paços de Ferreira, em colaboração com a Escola Secundária de Paços de Ferreira e o Observatório Ambiental, e a outra ação denominada “Uma Escola, Uma Árvore” em que será disponibilizado às Escolas Básicas do concelho uma árvore para que junto das crianças do Pré-Escolar e 1.º ciclo promovam a plantação da árvore no recinto escolar.
O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida e essencialmente criar memórias futuras nas nossas crianças.