No próximo fim de semana, 1 e 2 outubro, o Monte do Pilar, em Penamaior, recebe a primeira etapa do Troféu Nacional de DHI –Downhill Final Season presented by Shimano.
Esta competição é organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, pela Associação de BTT – Pandilhas a Monte de Carvalhosa e pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
No primeiro dia, 1 de outubro, a partir das 10 horas os pilotos vão poder proceder ao levantamento de frontais no secretariado, cujo fecho está marcado para o meio-dia, sendo que a partir das 14 horas, todas as categorias, podem realizar as primeiras descidas de treino na pista.
No dia 2 de outubro, entre as 9 horas e as 12 horas, a pista estará aberta para treinos. Às 14 horas terá início a primeira manga qualificação e, a partir das 15h30, a manga de classificação.
A organização conjunta das várias entidades pretende que o regresso do DHI à pista do Monte do Pilar seja novamente uma festa para todos os participantes.
Os pilotos vão estar designados em quatro categorias: escolas (infantis e juvenis de ambos os géneros); masculinos (cadetes, juniores, elites, master 30, master 40, master 50 e master 60); femininos (cadetes, juniores, elites e masters); open (rookies [15/16 ano], sports [17/22 anos], experts [+ 23 anos] e ladies ride [+ 15 anos]).
Na categoria open os pilotos podem ser federados noutras vertentes ou não federados, sendo que a idade mínima de participação são os 15 anos feitos até ao primeiro dia de prova, 1 de outubro.
As inscrições estão abertas até amanhã, dia 28 de setembro às 23h59, no site da Federação Portuguesa de Ciclismo.
O 1º DHI Monte do Pilar conta com o apoio da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Junta de Freguesia de Carvalhosa, Junta de Freguesia de Penamaior, Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, WD-40, Federação Portuguesa de Ciclismo, Shimano, entre outros.