Site icon Imediato – Jornal Regional

Milhares de avós e netos em Penafiel na “festa de todos”

Dia dos avos

O Parque da Cidade de Penafiel acolheu esta sexta-feira, milhares de pessoas para celebrar o Dia dos Avós. No concelho de Penafiel, a festa tem um sabor especial, já que foi graças ao empenho e dedicação de uma penafidelense – Ana Elisa do Couto – que este dia foi instituído pela Assembleia da República, em junho de 2003.

Foi um dia de alegre convívio entre avós e netos no Parque da Cidade de Penafiel, numa homenagem onde não faltou um mega piquenique, insufláveis para os mais pequenos, rastreios, exposições de carros clássicos e muita música e animação.

Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, não escondeu a sua satisfação pela grande festa da família que se fez no parque e que só é possível graças a uma penafidelense. “É um dia muito especial para o nosso concelho, para os avós e as suas famílias, porque foi aqui que se iniciou esta caminhada para que o dia 26 de julho fosse consagrado aos avós de Penafiel e de Portugal e, agora recentemente, por via de decisão tomada no Vaticano, Dia dos Avós em todo o mundo católico”.

A alegria é contagiante naquele que Antonino de Sousa considerou “um encontro intergeracional”, animado por um cartaz recheado de artistas conhecidos da música popular portuguesa, caso de Zé Amaro e os 4Mens. “Procuramos que o cartaz fosse ao encontro dos nossos avós”, frisou o autarca. “Este é um dos momentos mais genuínos de convívio que acontece no nosso concelho”, referiu o autarca, destacando a festa “como uma festa de todos”. “Avós há em todo o lado e todos temos esse dever de os reconhecer, com percursos de vida muitas vezes difíceis para criarem os seus filhos, para os apoiarem e aos netos e tudo que se passa fazer para esse reconhecimento, todas as manifestações de carinho que possam acontecer, nunca são demais”, concluiu, satisfeito pelo facto de vários concelhos celebrarem o dia que nasceu em Penafiel.

 

Exit mobile version